ufrpe.br FlexQuest

A terra e o clima mudam a uva

Uma mesma uva pode ter diferentes aromas dependendo do solo, do clima, da quantidade de sol que recebe, da altitude e e de uma série de fatores relacionados ao local onde foi plantada. Até o que está plantado no terreno ao lado pode influenciar. Não tem muitas provas científicas de todas essas influências, mas a experiência mostra, por exemplo, que vinhedos de regiões mais frias, como a Borgonha (foto), rendem vinhos com aromas de frutas frescas e vinhedos de regiões quentes, como o Alentejo, dão vinhos com aromas de frutas madura, quase cheirando a geleia. Onde o solo é mais rochoso, tende a aparecer o tal do aroma mineral. Regiões com muitas horas de sol no período de desenvolvimento da fruta facilitam um amadurecimento mais pleno e, portanto, uma maior complexidade de aromas. E assim vai.

No que isso muda sua vida: Muita coisa, se você conseguir realmente dominar todos os fatores. Isso aumentaria muito suas chances de prever o estilo de cada vinho. Mas é bem difícil conhecer todos esses detalhes. Decore só a história dos vinhos mais frescos ou mais maduros.

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/tania-nogueira/7-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-os-aromas-do-vinho_a_21682646/

buy shoes | Nike Dunk Low White/Black - Grailify

Minicasos do caso: Fermentação da uva