ufrpe.br FlexQuest

Analises rápidas

Os métodos laboratoriais usados para análises microbiológicas são divididos em convencionais e rápidos. Os métodos convencionais foram criados há muitos anos, são considerados mais trabalhosos, devido à utilização de muito material, levam muito tempo para se obter os resultados além de possuir grande possibilidade de erros. Os métodos rápidos foram empregados a partir da década de 70, para minimizar as desvantagens dos métodos convencionais, reduzindo o tempo para a obtenção dos resultados, melhorar a produtividade laboratorial, aumentando a sensibilidade e especificidade.

Os métodos rápidos Colilert e Colitag surgiram para abreviar o tempo necessário para a obtenção dos resultados, simplificação do trabalho e redução dos gastos. Esses dois métodos são aprovados pela United States Environmental Protection Agency (USEPA)

O Colilert utiliza tecnologia de substrato definido [Defined Substrate Technology® (DST®)] para detecção de coliformes totais e E. coli em água. A medida que os coliformes se reproduzem no Colilert, eles utilizam ß-galactosidase para metabolizar o indicador de nutriente ONPG e alterá-lo de incolor para amarelo. O E. coli utiliza ß-glucuronidase para metabolizar MUG e criar fluorescência. Já que a maioria dos não coliformes não conta com estas enzimas, eles não podem se reproduzir e interferir. Os poucos não coliformes que têm estas enzimas são seletivamente suprimidos pela matriz especificamente formulada do Colilert. Esta abordagem diminui a incidência de falso-positivos e falso-negativos.

O método de Colilert detecta coliformes totais e E. coli, simultaneamente, em 24 horas ou menos.

Outro método rápido é o de placas prontas descartáveis para contagem direta de colônias, onde a mais conhecida são as placas 3M™ Petrifilm™. A placa 3M™ Petrifilm™ para contagem de Coliformes é um sistema de meio de cultura pronto para a amostra que contém nutrientes bile vermelho violeta (violet red bile, VRB), um agente geleificante solúvel em água fria e um indicador de tetrazólio que facilita a enumeração da colônia em amostras de alimentos e bebidas. Estas placas fornecem informação de contagem de E. Coli e coliformes totais, com resultados confirmados em apenas 24 horas. Eliminando passos subsequentes de confirmação requeridos pela maioria dos métodos de referência tradicionais, a Placa 3M™ Petrifilm™ para Contagem de Coliformes pode aumentar a produtividade e reduzir o custo geral do laboratório. Tem as seguintes vantagens:

  • Resultados de coliformes confirmados em 24 horas.
  • As placas estão prontas para as amostras, eliminando o demorado e enfadonho trabalho de preparar placas de cultura/ágar.
  • Podem ser usadas com a leitora de placas 3M™ Petrifilm™ para leitura consistente, rápida e automatizada, e para o registro de resultados.
  • Placas 3M™ Petrifilm™ usam 75% menos energia, 79% menos água, produzem 75% menos gases de efeito estufa e resultam em 66% menos desperdício (por peso e volume) quando comparadas com métodos ágar concorrentes.

Fontes: https://www.3m.com.br/

www.faema.edu.br/revistas

www.iberlab.pt/newsletter/newsletter_pdfs/newsletter1pdf1.pdf

Running sneakers | Nike

Minicasos do caso: Como são analisadas as amostras de água