Contexto
Você já parou para pensar que a cozinha é nosso primeiro laboratório?
Fermentação, oxidação, aromas, odores, sabores... A Química nos apresenta um mundo de possibilidades, ainda mais se nossa atenção se volta à cozinha - local onde muitas possibilidades podem acontecer devido às misturas de ingredientes, tal qual um laboratório de Química. Especificamente a Química Orgânica, a famigerada química do carbono, nos instiga a conhecer mais sobre o que acontece no nosso dia-a-dia.
Vejamos alguns exemplos...
No processo de fermentação natural, são usadas leveduras ou fermentos - tais organismos serão metabolizados. Quando ocorre a metabolização dos açúcares, observa-se a liberação, em uma reaçao química, do etanol e do gás carbõnico, conforme pode ser visto em:
C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2
Tanto o CO2 como o C2H5OH são liberados quando a massa do pão é levada ao forno, logo, são eliminados.
Quando cortamos uma maçã e a deixamos exposta ao ar da atmosfera (oxigênio, O2), percebemos um escurecimento desta fruta. Você já parou para pensar por que isso acontece?
"Essa reação causa o escurecimento da fruta, devido à oxidação do ácido ascórbico. Para evitar esse escurecimento, podemos adicionar suco de limão à maçã, pois a vitamina C presente no limão age como antioxidante."
Que cheiro é este?!
Você já se deu conta de que alguns tipos de peixe apresentam um odor bem característico? É até comum se referir ao "fedor de peixe" que nossas narinas detectam. Tal cheiro vem de aminas bem específicas, podemos citar duas delas: a putrescina (H2N(CH2)4NH2) e a cadaverina (H2N(CH2)5NH2).
Caso você vá preparar um tipo de peixe em sua casa e queira tirar o cheiro que fica depois de manuseá-lo, lave suas mãos com limão ou vinagre! A reação abaixo nos explica o porquê:
CH3NH2(g) + H2O(l) <-> CH3NH3+(aq) + OH-(aq).
Este é o equilíbrio formado pela reação da metilamina com água. Uma vez que o vinagre e o limão são substâncias ácidas e, portanto, fornecem íons H+ ao sistema, a combinação destes com os íons OH- formará água, o que vai deslocar o equilíbrio para direita, já que os ânions estão sendo consumidos. Desta forma, a metilamina acaba sendo consumida, findando o cheirinho desagradável.
REFERÊNCIAS
SILVA, A. N.; FRÍSCIO, F. C. A química do pão de fermentação natural e as transformações na nossa relação com o preparo desse alimento. Revista Química Nova na Escola, v. 43, nº 3, p. 232-243. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_3/QNESC_43-3_revista_baixa.pdf. Acesso em: 04 mar. 2024.
PEREIRA, L. F. Cheirinho de peixe? O limão resolve. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/fovest/fo1501200413.htm. Acesso em: 04 mar. 2024.
Quais tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha envolvem transformações químicas?. JOBATUS, [s. d]. Disponível em: https://www.jobatus.com.br/novidades/quais-tarefas-realizadas-no-dia-a-d.... Acesso em: 26 fev. 2024.