ufrpe.br FlexQuest

Minicaso 3 - A prática e a produção de conhecimento

Identificamos copos descartáveis com etiquetas que continham o nome da espécie da hortaliça e sua respectiva amostra:

(Ex: Tomate, amostra 1: 2/4 de esterco de galinha – 1/4 terra – 1/4 esterco de gado)

Após todo esse processo, demos início à plantação. Todos os participantes montaram a amostra de acordo com o que era pedido na identificação no copo e o assunto de fração trabalhado.

Aqui, eles demonstraram pouquíssima dificuldade na montagem da fração em comparação ao início dos trabalhos. Todas as 48 amostras foram colocadas nas mesmas condições ambientais e passaram a ser monitoradas diariamente pelos alunos. Cada detalhe era anotado e levado para sala de aula para debate.

A quarta etapa foi o acompanhamento do desenvolvimento das plantinhas. Era notória a ansiedade dos alunos em verem logo o resultado e muitas dúvidas surgiram: o que vai sair de lá? Será que o que plantei vai nascer? Será que vai dar certo? Qual adubo é melhor? Eis que elas começaram a nascer.  Algumas até nos surpreenderam, porque conforme a previsão do fabricante que as sementes levariam cerca de 5 dias para germinar – e algumas germinaram com 4 dias, o que elevou mais ainda as expectativas da turma quanto ao resultado.

As que germinaram primeiro levaram os alunos a prever que elas se desenvolveriam melhor, hipótese que foi derrubada com o passar do tempo e o acompanhamento da germinação e desenvolvimento das demais. Durante todo o período de acompanhamento trabalhamos também a importância da produção de alimento orgânico, sem uso de venenos, agrotóxicos, uma vez que essa prática é proibida na comunidade e ainda assim é utilizada por algumas famílias.

Foram dois meses de acompanhamento e anotações, desde a germinação até o seu desenvolvimento. Ao final dessa tarefa, demos início a quinta etapa que foi a análise dos dados coletados e estudo dessas frações.

Assim, conseguimos concluir qual era a melhor fração para as hortaliças e vimos também que, quando acompanhado o plantio, o uso de agrotóxicos é desnecessário, deixando o produto final mais benéfico a nossa saúde. Além de causar sérios problemas para quem manuseia o agrotóxico, também observamos que o material fica no solo até ser lavado pela subida dos rios e chegar ao bebedouros das famílias da comunidade, causando sérios problemas.

https://porvir.org/alunos-de-comunidade-ribeirinha-aprendem-fracoes-com-...