Minicaso 1 - O contexto na ideação do projeto
A ideia de construção deste projeto começou quando trabalhávamos em matemática o assunto referente a frações. Alguns alunos do 5º ano tinham muita dificuldade para compreender o assunto de forma teórica e também prática. A parte prática geralmente não envolvia atividades que eles estavam acostumados a lidar no dia a dia, visto que a escola é localizada em comunidade ribeirinha e alguns alunos não têm nem ao menos acesso à televisão. Ao entrar na sala de aula, eles frequentemente comentavam o que tinham feito no dia anterior, como a pesca e agricultura, ambas as principais atividades desenvolvidas na comunidade e única fonte de renda para algumas famílias.
Certo dia, a discussão estava relacionada à agricultura, e um aluno comentou que a família dele não plantava determinada hortaliça porque o adubo que utilizavam era muito forte e a planta não resistia. Outro, disse que era melhor misturar com um fertilizante diferente, enquanto uma aluna disse que o pai usava este mesmo tipo, mas plantava outra hortaliça, Daí surgiram várias “receitas” para um bom adubo.
Neste dia observei que havia, segundo os alunos, pelo menos quatro tipos de adubos (esterco de gado, esterco de galinha, pau e terra) mais utilizados na produção familiar, e que a grande maioria utilizava um ou dois desses tipos de adubo em sua produção.
A partir dessa discussão em sala de aula e da dificuldade que alguns dos alunos possuíam em fração, surgiu a ideia de realizarmos este projeto. Ele teve como base os principais adubos usados na comunidade, em diferentes frações para o cultivo das três hortaliças mais cultivadas por eles (pimentinha, pimentão e tomate), a fim de descobrir qual seria as frações ideias para este cultivo.
No período em que não estão na sala de aula, a grande maioria dos alunos ajuda seus pais nessas atividades, adquirindo recursos para sua família e conhecimento para quando estiverem exercendo essas atividades de forma independente. Era comum também recebermos justificativas de alunos que não iam às aulas porque necessitavam ajudar os pais.
Essa realidade tem mudado, visto que o conhecimento em sala de aula tem buscado trabalhar com as atividades que eles estão ligados, proporcionando uma maior facilidade na compreensão do assunto, valorização de seus conhecimentos e aumento do interesse em estar presente na sala de aula.
https://porvir.org/alunos-de-comunidade-ribeirinha-aprendem-fracoes-com-...