ufrpe.br FlexQuest

Minicaso 2 - Interação com os pais e comunidade

O nosso projeto aconteceu entre janeiro e abril de 2019, e dividiu-se em seis etapas, esse período marca também o início de chuvas na região amazônica. Na primeira etapa, foram levantados dados junto aos pais e os comunitários que produzem hortaliças, buscando compreender suas dificuldades com o plantio de alguma espécie e as mais cultivadas, além de identificar o tipo de adubo mais utilizado pelo produtor.

Após análise da primeira etapa em sala de aula por mim e pelos alunos, demos início a segunda etapa. Como não possuíamos recursos financeiros para aquisição de material para as sementes, recipientes e adubos, tivemos a ideia de procurar na comunidade e reutilizar materiais descartáveis. As sementes e os adubos (esterco de gado, esterco de galinha, terra e pau podre) foram doados pelos pais. Fizemos uma separação por espécie para que os resultados fossem os mais fiéis possíveis.

A terceira etapa foi o plantio, e levou bem mais tempo que as outras. Em sala de aula, começamos com cálculo e exercícios envolvendo frações com os quatro tipos de adubos e as três espécies de hortaliças que tínhamos. Essas atividades levaram cerca de três dias. A turma foi dividida em três grupos e cada uma fez os cálculos fracionários para a espécie de hortaliça que tinha em mãos.

https://porvir.org/alunos-de-comunidade-ribeirinha-aprendem-fracoes-com-...