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Contexto

Todos os tópicos que envolvam a Escola e a educação não passam inertes a conflitos nos debates sobre o que devemos fazer, como organizar currículos e quais as melhores formas de apresentar e discutir conhecimentos.

De forma geral, as conclusões sobre as modificações que possam culminar em melhores caminhos para a educação convergem para a introdução de algo novo, tendo o verbo inovar se tornado uma recorrente palavra de ordem. Essa convicção por vezes faz com que importemos diretamente da área empresarial o sentido de inovar, vinculado a algum produto e uma nova forma de usar algo para realizar atividades. Isso culmina em expectativas por soluções definitivas e ferramentas que as inovações didáticas possam, imediatamente, apresentar com seu uso, sem que haja necessariamente consenso acerca do que se trata uma melhoria no ensino. Por outro lado, a negligência dos aspectos práticos em detrimento de uma primazia à teorização pode implicar em exercícios intelectuais, mas sem se desdobrar em transformações na sala de aula.

Concluímos, com isso, que inovação didática é um tipo de tarefa, uma técnica, tecnologia, teoria, ou um conjunto desses elementos (praxeologia), julgado(a) racionalmente por uma instância como novo(a) em comparação ao já estabelecido em uma instituição em análise, e capaz de auxiliar alguém, na referida instituição, a estabelecer ou modificar relações, com objetos de estudo, entendidas pela instância julgadora como desejáveis.

Texto completo: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/225962

 

Após ler o texto e assistir ao vídeo, você acredita que um professor que trabalha em uma escola sem infraestrutura digital está impossibilitado de implementar inovações didáticas?

Não. Apesar de nos dias atuais o digital ser considerado essencial, e facilitar o dia a dia das pessoas, acredito ser possível um professor que trabalhe em uma escola que tenha uma defasagem na infraestrutura digital, apresentar aos seus alunos assuntos novos, inovações na educação. Muitos lugares, são locais muito simples, onde não há materiais necessários. Nesse caso, o professor por conta própria, tem que se adaptar ao meio em que está inserido, no contexto escolar. A prática do professor, pode trazer essas inovações para a sala de aula. Não é fácil "prender", ganhar a atenção do aluno por muito tempo, ainda mais nos dias de hoje, em que as crianças estão tão fixas em telas de celular. E o professor com perguntas pode dar ao aluno a oportunidade de ele expressar sua opinião. Isso depende da sua prática pedagógica. A inovação didática depende do professor, ele deve se atualizar, se qualificar, trazendo novas estratégias para o espaço escolar.

Não, já que a infraestrutura digital não é um pré-requisito para a inovação, ela ajuda, mas existem outros caminhos. Para inovar o professor deve estar atento as necessidades e disposto a sair da sua zona de conforto. Ao se deparar com uma necessidade, o professor deve refletir quais as melhores soluções, procurar casos semelhantes e como eles foram resolvidos, para poder adaptar a sua realidade, a troca de ideia com professores de outras áreas e até mesmo outros funcionários da escola irá trazer novas informações para auxiliar o professor que deseja inovar na sua área

Não. Tecnologia é um conceito mais amplo que "Informática" ou "Tecnologia da Informação". Também não vinculo inovação didática à existência de infraestrutura digital. Hoje estamos descobrindo tecnologias inovadoras e sustentáveis para habitação a partir de saberes e práticas de comunidades tradicionais, algumas sem infraestrutura de comunicação.

Não. O professor pode procurar inovar em diversas formas, uma aula que possibilite o aluno de interagir, questionar, ter uma aula dinâmica, depende apenas da metodologia do professor. A busca por recursos deve ser constante na vida do professor, pois para se ter uma aula diferenciada não precisa apenas ser através das tecnologias.

Não, Apesar das pesquisas apontarem para uma porcentagem grande de escolas com infraestrutura digital, nos deparamos com muitas escolas completamente fora desse contexto, posso citar como exemplo, escolas nos interiores, principalmente nos estados mais "pobres". Cabe ao professor, estudar o seu ambiente escolar, conhecer suas necessidades e potencialidades e partindo daí, buscar soluções que resultem no sucesso da aprendizagem. Acredito que recriando projetos existentes e inovando através da criatividade que deve ser peculiar a um bom educador, usando aquilo que tem em mãos ou buscando de outra forma. Porém entendo que cabe a escola procurar soluções através dos órgãos competentes, para, estruturar a mesma na implantação da educação digital, pois em tempo não muito longínquo, será uma prática necessária e quase absoluta.

Não, tecnologia vai muito além da informática , hoje em dia existem várias variáveis que podemos trabalhar nas escolas sem o auxílio da infraestrutura digital. Observar a estrutura da ambiente e da comunidade escolar pode fazer toda diferença. É papel do professor desafiar o aluno e causar uma reflexão no mesmo, hum exemplo de trabalho inovador e que pode ser usado nas escolas é o da sustentabilidade, dentro desse tema conseguimos trabalhar várias vaiáveis que não possuem hum alto custo, como: sustentabilidade ambiental e ecológica, sustentabilidade empresarial, sustentabilidade social e sustentabilidade econômica

Na verdade não, no período da pandemia por exemplo pode ser visto muitas escolas que possuíam ótima infraestrutura tecnológica, mas que não conseguiram obter grandes resultados, acredito que mais do que ferramentas precisamos de práticas, ações que realmente tragam resultados benéficos, sejam em grandes ou pequenas mudanças no trato educacional. Infelizmente ainda se acredita que novas tecnologias são sinônimo de inovação.

Não, pois apesar de uma escola com infraestrutura ter outras possibilidades de ensino e aprendizagem e com isso agregar valores ao desenvolvimento desse aluno, a escola que possui pouco ou nenhum recurso tecnológico, que é a maioria no nosso imenso Brasil, pode ser tão inovadora quanto. Em concordância com a fala da Priscila Gonsales, Diretora Institucional do Educadigital, entender a necessidade daquelas pessoas que estão ali, é de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho onde aconteça o compartilhamento ideias com o coletivo, para que as aulas e o os projetos aconteçam concomitantemente, com interdisciplinaridade, criando juntos - alunos e professores – e com base nessa troca, colocar em prática. Portanto, o professor pode sim, inovar de uma forma que a sua metodologia melhore sua prática e sua prática melhore sua metodologia, buscando a troca constante deixando as aulas mais atrativas para o aluno, trazendo o conteúdo para dentro e ou perto de situações vividas, por eles. Vale considerar aqui, que o uso de tecnologia não está ligado somente ao espaço escolar, pois, o professor traz para a sala de aula o uso dos recursos tecnológicos utilizados para a aula dele, e, portanto, ele está educando com tecnologia.

Acredito que não, apesar que nos tempos atuais os recursos digitais estão cada vez mais sendo essenciais nas aulas, porem o professor deve se adequar a realidade e trazer da melhor forma as novidades do mundo atual com recursos que podem ser disponibilizados a ele. Outro ponto importante é a preparação dos docentes, não adianta toda infraestrutura sem um mediador preparado.

Não. Penso que o professor antes mesmo de conhecer as novas tecnologias digitais, sempre ofertou outras formas de aprender, ensinar, produzir, comunicar e reconstruir conhecimento, expressando sua criatividade e transformando seu contexto.

Não, a criatividade é que nos faz inovar. A tecnologia viabiliza determinadas inovações. (Por Janaína Moreno)

Com certeza! Uma sala de aula equipada com datashow, tv e caixa de som já são ótimos recursos para despertar no aluno maior interesse e melhor compreensão do conteúdo já que somos seres altamente visuais. A ausência desse suporte digital, ao contrário disso leva na maioria das vezes a uma monotonia e a mesmice nas ações didáticas do professor. (Por Talita Alexandre)

Seria muito superficial dizermos que a falta de infra impossibilita o professor. Creio que seja algo que dificulte bastante, podendo quase inviabilizar determinadas ações. Porém, talvez devido ao universo já cheio de dificuldades que a educação sofre no nosso pais, vemos que há professores e professores, pois mesmo não havendo ajuda usam da criatividade para inovar. Então só pra complicar e tornar a resposta controversa nada pode impedir que o professor implemente algo inovador, pode até haver dificultador, mas com criatividade e trabalho em equipe, quase tudo pode ser superado. (Por Paulo Mesquita)