ufrpe.br FlexQuest

2. A origem da vida

Após a formação dos elementos químicos e de algumas moléculas no meio interestelar, o passo seguinte foi a formação das moléculas-base para a vida: as proteínas, lipídeos, ácidos nucleicos entre outros. Entretanto, esse processo de formação de moléculas complexas, com funções biológicas como armazenamento de informação química e de energia, estrutura etc., não está completamente compreendido. E como essas moléculas se organizaram em sistemas químicos autossuficientes, capazes de se multiplicarem e evoluírem (o que já podemos chamar de vida, segundo algumas definições), é um dos temas mais desafiadores na pesquisa sobre a origem da vida. Acredita-se que minerais presentes na superfície da Terra catalisaram essas reações e que existem diversos ambientes no planeta onde a vida poderia ter surgido. Certamente esse processo teve diversas etapas que ainda não foram bem elucidadas pela ciência.

Todas as formas de vida que conhecemos no planeta têm uma propriedade em comum: são capazes de se reproduzir (ao menos como população), gerando descendentes com características ligeiramente diferentes das da geração parental (devido, por exemplo, às mutações espontâneas ou induzidas), o que leva a um sucesso reprodutivo diferencial, ou seja, alguns indivíduos dessa geração conseguirão deixar mais descendentes que outros, fixando, assim, as características na população. Essa é a  base para o processo de evolução darwiniana – descendência com modificação –, que levou a vida do primeiro ser vivo à biodiversidade que vemos atualmente. Hoje discutimos a universalidade desse processo: toda forma de vida deve passar por um processo de evolução darwiniana? Mesmo em outros planetas, talvez com condições muito diferentes e até com sistemas “vivos” muito diferentes do que conhecemos?

Referências

DE DUVE, C. Vital dust: life as a cosmic imperative. New York: Basic Books, 1995.

FRIAÇA, A. C. S. Subjetividade no reconhecimento da vida no universo. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 44, n. 3, p. 93-101, 2010.

MATSUURA, O. T. Vida Extraterrestre. In: EL-HANI, C. N. & VIDEIRA, A. A. P. (Orgs.). O que é vida?: para entender a biologia do século XXI. Rio de Janeiro: Relume Durmará, pp. 273-296, 2000.

Video: