Armazenamento de dados
O professor afirmou que as empresas coletam dados e armazenam todo esse material na nuvem. Assim, tem-se uma zona cinza a respeito do que será feito com esse material. “Não falo do dado individualmente, já que no caso individual descobrem-se algumas tendências de deslocamento, locais frequentados ou buscas na internet. A questão é a nuvem privada de uma corporação gigantesca que vai saber como usar esses dados quando necessário. Hoje as empresas monetizam seus serviços através da publicidade contextual, mas não se sabe o que será feito em um futuro”, destacou.
Já a Waze garante que compartilha dados dos usuários de forma limitada. Em nota, a companhia diz que "o Waze coleta dados agregados e anônimos dos usuários e compartilha essas informações de forma limitada com o Google e seus parceiros - entre eles, as cidades participantes do programa Waze for Cities. O app não compartilha informações pessoais sobre os motoristas".
Ao mesmo tempo em que a tecnologia modificou a relação das pessoas com o trânsito, com o trabalho e as relações sociais, gestões públicas buscam cada vez mais sanar parte dos problemas das cidades a partir de soluções oferecidas por empresas de tecnologia. A moeda de troca é a informação.