ufrpe.br FlexQuest

Contexto

 

sala de aula como a conhecemos está com os dias contados. Muitas instituições estão adotando diferentes metodologias que buscam sair do modelo tradicional. A nova educação passa pela inovação nos métodos e técnicas e pela adoção de tecnologias em sala. E as geotecnologias são recursos valiosos para essa empreitada. *Por Naomi Anaue Burda

Vivemos em um mundo onde as crianças e os adolescentes estão inseridos cada vez mais nas tecnologias. Para eles, inclusive, a maioria dos jogos, gadgets e equipamentos de ponta não são novidades maravilhosas, mas simplesmente a realidade na qual nasceram.

Por isso, é tão intuitiva para eles e é também por esta razão que o que era aplicado há 20 anos atrás em sala de aula não funciona mais. O uso de aparelhos como smartphones, tablets, computadores, bem como de aplicativos e da internet; trouxeram à tona um novo público que se percebe um pouco “desconectado” do ambiente escolar vigente.

 

Como os materiais das Geotecnologias podem ser utilizados

Os materiais das Geotecnologias que podem ser utilizados como recursos didáticos em sala de aula são vários, tais como: os atlas escolares digitais e eletrônicos;  imagens de satélite; atividades de localização com o uso do GPS; mapas digitais; ferramentas como Google Maps, Waze, ou Google Earth PRO, e até mesmo alguns jogos, softwares ou aplicativosAlém disso, instrumentos que carregam essas tecnologias acopladas, como os smartwatches (relógios inteligentes) e os smartphones, podem ser aliados interessantes (e não inimigos) para deixar as aulas de Geografia mais interativas, divertidas e engajadoras.

Recentemente, o IBGE inaugurou uma plataforma, de acesso público e gratuito, voltada para o apoio a estudantes de diferentes níveis escolares e a professores. Lá é possível acessar muito material de qualidade, adequado ao estágio de aprendizagem necessário e preparado de forma didática. Esse é um bom exemplo de geotecnologias apoiando o processo de ensino e aprendizagem e um grande passo para essa tão necessária transformação da sala de aula.

http://geoeduc.com/2018/05/17/sala-de-aula-e-geotecnologias/

 

Mysneakers | adidas Yeezy Boost 350

Você acredita que as tecnologias trouxeram avanço ou retrocesso para o conhecimento que era ensinado somente em sala de aula física? Por que?

Trouxe um avanço pois agora temos mais possibilidades para pesquisar sobre o assunto estudado mas tbm a controvérsias pode ser positivo para aprender e tbm não pois como temos acesso a Internet as vezes nem precisamos fazer nd e a resposta da pergunta vêm pronta e com isso não aprendemos

No meio da tecnologia, tudo se torna mais simples, isso é bom para que os alunos aprendam com algo mais visível como os jogos e didáticos. Existe pontos ruins também pois é preciso saber o momento de tornar as coisas mais fáceis ou tomar o caminho difícil que pode trazer mais aprendizado. Na minha opinião a tecnologia trouxe muito avanço e facilidade mas se o cuidado necessário não for tomado pode trazer retrocesso.

Temos coisas positivas e negativas dentro das tecnologias. Hoje com a pandemia, estamos vivendo uma situação bem diferente pois as aulas precisaram ser online e isso foi muito bom para continuarmos aprendendo.

As tecnologias são muito boas para aprender melhor. Tem muita informação importante na internet.