Contexto
A sala de aula como a conhecemos está com os dias contados. Muitas instituições estão adotando diferentes metodologias que buscam sair do modelo tradicional. A nova educação passa pela inovação nos métodos e técnicas e pela adoção de tecnologias em sala. E as geotecnologias são recursos valiosos para essa empreitada. *Por Naomi Anaue Burda
Vivemos em um mundo onde as crianças e os adolescentes estão inseridos cada vez mais nas tecnologias. Para eles, inclusive, a maioria dos jogos, gadgets e equipamentos de ponta não são novidades maravilhosas, mas simplesmente a realidade na qual nasceram.
Por isso, é tão intuitiva para eles e é também por esta razão que o que era aplicado há 20 anos atrás em sala de aula não funciona mais. O uso de aparelhos como smartphones, tablets, computadores, bem como de aplicativos e da internet; trouxeram à tona um novo público que se percebe um pouco “desconectado” do ambiente escolar vigente.
Como os materiais das Geotecnologias podem ser utilizados
Os materiais das Geotecnologias que podem ser utilizados como recursos didáticos em sala de aula são vários, tais como: os atlas escolares digitais e eletrônicos; imagens de satélite; atividades de localização com o uso do GPS; mapas digitais; ferramentas como Google Maps, Waze, ou Google Earth PRO, e até mesmo alguns jogos, softwares ou aplicativos. Além disso, instrumentos que carregam essas tecnologias acopladas, como os smartwatches (relógios inteligentes) e os smartphones, podem ser aliados interessantes (e não inimigos) para deixar as aulas de Geografia mais interativas, divertidas e engajadoras.
Recentemente, o IBGE inaugurou uma plataforma, de acesso público e gratuito, voltada para o apoio a estudantes de diferentes níveis escolares e a professores. Lá é possível acessar muito material de qualidade, adequado ao estágio de aprendizagem necessário e preparado de forma didática. Esse é um bom exemplo de geotecnologias apoiando o processo de ensino e aprendizagem e um grande passo para essa tão necessária transformação da sala de aula.
http://geoeduc.com/2018/05/17/sala-de-aula-e-geotecnologias/
Trouxe um avanço pois agora
No meio da tecnologia, tudo
Temos coisas positivas e
As tecnologias são muito boas