ufrpe.br FlexQuest

Projeto social para a descontaminação da água em Flint

Os residentes de Flint passaram a receber água engarrafada gratuitamente para que pudessem fazer tudo: desde beber e cozinhar, até tomar banho e usar a descarga. Mas, em abril de 2018, a distribuição de garrafas foi cortada pela gestão local, afirmando que quase dois anos de resultados de testes mostraram os níveis mais baixos de chumbo na água da cidade. Ainda assim, os residentes de Flint não confiam na qualidade da água que chega até suas casas, além de muitos ainda estarem lidando com problemas causados pela contaminação. Grande parte das crianças nascidas em 2014, por exemplo, teve contato com água contaminada por chumbo durante seus primeiros anos de vida. Hoje, o desenvolvimento dessas crianças vem sendo acompanhado de perto por pais e educadores, e as notícias não são boas. A Cummings Great Expectations tem 142 alunos de até 4 anos e seus professores são treinados para identificar nas crianças sintomas de contaminação por chumbo. Segundo Lyndsay Carey, diretora da escola, muitas crianças apresentam atraso no desenvolvimento, o que reflete na fala e em outras funções cognitivas. Além disso, muitas crianças têm asma e doenças de pele, também causadas pelo contato com água contaminada.Recentemente, a 501cTHREE, uma organização sem fins lucrativos fundada pelo artista Jaden Smith e Drew Fitzgerald, lançou um dispositivo móvel de filtragem de água chamado Water Box, projetado e construído em parceria com a Igreja Batista Missionária da Primeira Trindade, que vinha realizando doações de água engarrafada e arrecadando doações para a comunidade local desde o início da crise.

A Water Box é conectada ao suprimento de água local e, em seguida, passa a água por uma série de filtros diferentes para garantir que ela esteja limpa. A caixa portátil filtra contaminantes nocivos, como metais pesados, sedimentos e bactérias. A caixa portátil filtra contaminantes nocivos, como metais pesados, sedimentos e bactérias. O processo é feito em quatro estágios:

Filtro de 5 mícrons: Remove os maiores sedimentos e bactérias da água.
Filtro de carbono: Remove metais pesados, como o chumbo.
Filtro de 1 mícron: Remove contaminantes microbiológicos menores e bactérias adicionais.
Filtro ultravioleta: Camada de tratamento extra contra todas as formas de materiais microbiológicos.

Nesse processo os habitantes de Flint não precisam confiar em nenhuma autoridade local para saber se a água foi realmente filtrada. Em vez disso, a Water Box conta testes feitos por membros confiáveis da comunidade local. Essas pessoas publicam os resultados do teste, mostrando o nível microbiológico e nível de chumbo, em uma planilha do Google disponibilizada no site do projeto, para que qualquer pessoa possa conferir. Então, os membros da comunidade podem ir à igreja para encher galões de água e levá-los para casa. Além de instalar a Water Box, a 501CThree paga pelo equipamento e pela própria água, para que a conta de água da igreja não dispare – já que a cidade tem uma das águas mais caras do país. Mais unidades da Water Box serão levadas para Flint até o final do ano, e outras cidades dos EUA devem recebê-las a partir de 2020.

O projeto é um dos 22 vencedores do Prêmio Innovation By Design, da Fast Company, na categoria Social Good.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/water-box-sistema-fornece-agua-potavel-graca/

Authentic Sneakers | Asics Onitsuka Tiger