População contaminada pela água com chumbo em Flint
Apesar de a crise de água ter se tornado um desastre de saúde pública para todos em Flint, ela apresenta um desafio particularmente assustador para mulheres grávidas e pais de crianças pequenas, que absorvem mais chumbo do que os adultos e cujos cérebros e sistemas nervosos em desenvolvimento são especialmente vulneráveis a seus efeitos. Seis meses depois que as famílias descobriram que o suprimento de água dessa comunidade pobre estava bastante contaminado com chumbo, a crise continua a exercer uma pressão desgastante diária na vida das famílias.
Oficiais de saúde estão pedindo aos pais para que testem o nível de chumbo no sangue de seus filhos e reforcem suas dietas com alimentos ricos em cálcio, ferro e vitamina C, que podem atenuar a absorção da substância. Mas os testes sanguíneos medem apenas a exposição dos últimos 30 dias, não a carga que o corpo já acumulou nos ossos, tecidos moles e no cérebro, explica o doutor Carl R. Baum, professor de Pediatria da Escola de Medicina de Yale e especialistas em exposição ao chumbo.
Os médicos possuem poucos conselhos sobre o mal já feito: não há uma maneira de reverter os efeitos do chumbo, que afeta todos os sistemas de órgãos. As crianças com menos de seis anos são consideradas mais vulneráveis, afirma Baum.
Cristina e Adam Murphy, que têm cinco filhos, entre eles um recém-nascido, descobriram que sua água estava muito contaminada com chumbo quando um de seus cachorros ficou doente e uma cadela teve um filhote que nasceu morto. Os testes na água revelaram níveis de chumbo de milhares de partes por bilhão, muito acima do limite permitido de 15 partes por bilhão. Agora, o casal está preocupado com os efeitos nos membros da família. Um filho de Murphy de um casamento anterior tem síndrome alcoólica fetal, e a menina de três anos do casal é muito irritadiça. Uma garota mais velha sente severas dores abdominais, que podem ser causadas pelo chumbo. Outro está com dificuldades na escola pela primeira vez. O próprio Murphy, 36, que é mecânico em uma fábrica, não consegue trabalhar há um mês por sentir fraqueza e cansaço sem explicação. Ele perdeu vários dentes, está deixando as coisas caírem e se preocupa com sua memória. Foi examinado para descobrir se tem esclerose amiotrófica lateral, ou ALS (na sigla em inglês), que também tem sido associada à exposição ao chumbo.
Depois que Luke Waid, 29, soldador aeroespacial demitido, descobriu que os testes em sua bebê, Sophia, mostraram altos níveis de chumbo, um gestor da assistência pública ameaçou ligar para o Serviço de Proteção à Criança e tirar a menina de casa por causa da exposição à substância. No fim do ano passado, eles descobriram que era a água. Agora, Waid está processando o Estado e os funcionários da cidade na esperança de ter, ao menos, os custos médicos de sua filha cobertos. “Venho de uma família pobre. Paguei meus impostos e muito dinheiro pela água, e eles envenenaram minha filha com ela.”.
Nike air jordan Sneakers | nike sb and 6.0 merge in word problems 97 Featured in Pink and Cream - Wpadc