Lugares que proibiram oxibenzona
No ano de 2018, alguns lugares começaram a proibir protetores solares nas regiões praianas. No estado norte-americano do Havaí, o então governado David Ig formalizou a proibição da venda em todo o estado de protetores solares com os dois compostos químicos: oxibenzona e octinoxato. Os elementos químicos são encontrados em milhares de protetores solares e outros produtos para a pele.
No mesmo ano, a ilha caribenha de Bonaire anunciou a proibição de protetores solares com os referidos produtos químicos. Porém não somente em regiões praianas estão buscando banir protetores solares com ingredientes químicos. Organizações sem fins lucrativos como Sierra Club e Surfrider Foundation, estão fazendo pressão a políticos para que se mude a legislação para parar com esse tipo de poluição em estados norte-americanos como Califórnia, Colorado, Flórida e Ilhas Virgens dos EUA.
Porém não é só nos EUA que a proibição a protetores solares está em vigor. No México, que possui extensão territorial costeira total de 9.330 km, a qual é ligeiramente maior do que o Brasil (7.491 km), já tomou atitudes quanto a protetores solares com oxibenzona e octinoxato. Reservas naturais marinhas no México já proíbem filtros solares contendo os elementos químicos.
No Brasil, além de não existir muitas opções de protetor solar natural, tampouco há uma movimentação, tanto do estado quanto da população, para banir o uso de protetores solares com oxibenzona.
Sports brands | Nike Air Max 2090 Erkek Beyaz Spor Ayakkabı Erkek Spor Ayakkabı & Sneaker 3958756 , Idae