Oxibenzona
A oxibenzona, também conhecida como benzofenona-3 ou BP-3, é um composto orgânico utilizado em fotocosméticos, sendo encontrada em protetores solares, protetores labiais e hidratantes. Está presente em mais de 3.500 produtos de proteção solar em todo o mundo, segundo estudo publicado no periódico "Archives of Environmental Contamination and Toxicology".
Nome IUPAC: (2-hidroxy-4-methoxyphenyl)-phenylmethanone
Função Orgânica: Acetona
Fórmula molecular: C14H12O3
Massa molar: 228.24 g/mol
Densidade: 1,20g/cm3
Ponto de fusão: 65.5 °C
Solubilidade em água: 68.6 mg L-1 (25 °C)
O composto absorve raios ultravioletas do tipo A (UV-A) e do tipo B (UV-B), que compõem 95% da radiação UV. Esse tipo de radiação penetra nas camadas profundas da pele, sendo responsável pelo envelhecimento precoce da pele, pelo bronzeamento rápido e, em alguns casos de desproteção da pele, causa câncer de pele por meio de alterações no DNA. Desse modo, para proteger do UVA, a oxibenzona também penetra nas camadas profundas da pele.
No entanto, observa-se que a substância está ligada à maior incidência de alergia do que outros produtos da mesma classe, e estudos científicos sugerem que a benzofenona possa estar ligada a problemas hormonais, envelhecimento precoce e até ao desenvolvimento de de carcinomas. Além de problemas à saúde humana, os cientistas acreditam que possa causar grandes danos aos recifes de coral em todo o mundo e ameaçar sua própria existência. Apesar disso, muitas empresas utilizam essa substância na produção de cosméticos, porém em vários países ela é proibida.