Risco dos agrotóxicos ao meio ambiente
A utilização de agrotóxicos é bem discutida por serem produtos que facilitam o crescimento e cultivo de diversas espécies de plantas, porém, suas substâncias se ingeridas de forma exagerada, podem causar gravíssimos problemas de saúde nas pessoas.
O local que possuir o uso excessivo de agrotóxicos sofre danos ambientais, além oferecer grande perigo às pessoas. Por isso, sua utilização é controlada e regulamentada pelo governo da maioria dos países.
tigamente, o uso dos agrotóxicos era feito sem muitos cuidados, o BHC – conhecido como um dos piores poluentes da história –, por exemplo, um tipo de organoclorado que pode resistir na natureza e no organismo humano por mais de 30 anos, era muito utilizado. Outro composto parecido é o DDT, utilizado em dedetizações.
A principal desvantagem do uso incorreto de agrotóxicos é o desequilíbrio ambiental que ele pode causar na região e em seu ecossistema. Eles podem atingir organismos vivos que não são prejudiciais à lavoura e extinguir determinadas espécies fundamentais para o equilíbrio da região ambiental.
Os agrotóxicos são classificados no Brasil através de quatro classes que vão de “extremamente perigosos” para “muito pouco perigosos”. Sendo os pertencentes a os extremamente perigosos (Classe I) proibidos ou estritamente controlados.
Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/os-agrotoxicos-e-seu-im...