ufrpe.br FlexQuest

Contexto

O que é fermentação? A fermentação é um processo de respiração anaeróbica, por meio do qual as células obtêm energia química para as atividades normais do seu metabolismo. O ser humano se utiliza desses mecanismos para a preparação de produtos bastante consumidos, como acontece com o fermento biológico do pão, além da fermentação do vinho, do iogurte, entre outros.

Na fermentação acontece apenas a primeira etapa da respiração celular, ou seja, a glicólise. Nessa fase ocorre a quebra da molécula de glicose em duas moléculas de piruvato (ou ácido pirúvico), além da formação de duas moléculas de ATP e duas de NADH, assim como observamos na imagem ao lado:

Imagem 1: Fermentação

Fonte: Michelle Duarte

Para que a energia armazenada nas ligações químicas da glicose seja liberada, é preciso que ocorram sucessivas oxidações. Geralmente as moléculas são oxidadas quando perdem elétrons, ao reagir com o oxigênio.

No entanto, na oxidação da glicose são retirados os hidrogênios da molécula, sem necessidade do contato direto com o oxigênio. A desidrogenação é catalisada por enzimas chamadas desidrogenases. Elas possuem uma coenzima, o NAD, que carrega os átomos de hidrogênio retirados da glicose.

Sabemos que hoje existem vários tipos de fermentação e que elas dependem das enzimas que os organismos possuem. De acordo com o tipo de enzimas, o produto final será diferente, por exemplo: álcool etílico, ácido lático, ácido acético ou ácido butírico. 

Acredita-se que esse processo de fermentação, surigu com o primeiro ser vivo na terra e sofre evolução até os dias atuais, para mais informações, acesse o link abaixo: 

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao6.php

FONTE: Michelle Duarte

 

trace affiliate link | Nike Air Max 270

Você sabia que os iogurtes são feitos através da fermentação de bactérias?