Transferência
É comum pensarmos que são muitas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Física. As aulas de Física são, muitas vezes, ministradas pelos professores de forma estritamente teórica, enfatizando somente conceitos e memorização de leis. As aulas de Física experimental têm como objetivo implementar ações que melhorem o interesse dos estudantes pela disciplina e mostrem as possibilidades de utilizar essas aulas como lócus para raciocinar, para compreender as causas e os efeitos que ocorrem no nosso cotidiano.
Abordando os diversos conceitos físicos de maneira lúdica e dinâmica, a intenção é despertar o interesse pela disciplina e pelos conteúdos trabalhados, é fazer com que os alunos comprendam a relação entre a teoria e a prática, ou seja, tenha uma introdução sobre determinado assunto, após isso os alunos se reunirem em grupos (para estimular o trabalho em equipe) e observem e manipulem os experimentos e na sequência trabalhem com interpretação de textos e resolução de problemas literais e numéricos. As atividades procuram oportunizar as discussões em grupo, permitindo que haja uma melhor compreensão da situação problema estudada.
Essa prática, a da experimentação, pode auxiliar, também, na tomada de decisões, porque aprimora a observação, a paciência e a curiosidade, fazendo parte de uma dimensão que perpassa a sala de aula. A partir dela, é possível dizer que, ao praticarmos a observação e o trabalho em equipe, podemos promover a formação de cidadão, uma vez que começamos a entender a vida que nos rodeia e a importância da busca do diálogo e do entendimento coletivo em relação aos fenômenos observados.