Contexto
Considerando o status quo do ensino da Física no ensino médio, percebe-se que a maioria dos professores trabalham apenas com a parte teórica, utilizando o quadro (lousa), às vezes utilizam alguns recursos tecnológicos como o datashow e projetor, para darem aulas de determinados assuntos. O que se pode perceber é que desta forma o ensino fica mais monótono, e a curiosidade do aluno na maioria das vezes é perdida, principalmente quando se depara diante de uma fórmula de física que ele nem se quer sabe como aquilo surgiu, o motivo dela existir, a necessidade que encontraram de explicar algum fato da natureza com uma fórmula cheia de números e letras.
Às vezes as escolas impossibilitam os professores trabalharem de uma forma mais lúdica, impossibilitando-o de desenvolver algumas atividades dentro de sala de aula para contribuir com a aprendizagem e a fixação dos assuntos abortados com as aulas teóricas. A impossibilidade de recursos, fazem alguns professores se tornar o professor monótono que dar aulas chatas e ninguém nunca entende nada, pois ele não mostra como aquilo funciona na prática.
O que seria essa experimentação?
Seria, o desenvolver práticas pedagógicas que possibilitem aos estudantes colocar a “mão na massa”, aprendendo através de projetos, resolvendo problemas reais, criando e testando soluções concretas; promover atividades educativas que fomentem a experimentação, a inovação, a criação, o exercício da cidadania e o desenvolvimento integral dos alunos.
O professor poderá utilizar aulas práticas dentro do universo escolar para discutir os mais variados e diferentes assuntos, mas terá que ter em mente os objetivos e conteúdos que deverão ser abordados, entrelaçando-os com o desenrolar da prática apresentada (BIZZO, 2002).
Quando há recursos e ele é aceito e posto em prática a melhoria do aprendizado é significativo. As aulas práticas, seja em laboratórios ou não é de suma importância, não apenas para o desenvolvimento da teoria, mas para a criação de novas teorias e o incentivo ao pensamento crítico.
As atividades de experimentação por muito tempo foram introduzidas aos alunos de duas maneiras equivocadas. Na primeira delas, com caráter ilustrativo, segundo a escola tradicional, a experiência aparecia apenas após a explicação de um conhecimento de forma teórica, a fim de memorizar comprovar a informação dada. Já na segunda maneira, temos a experiência seguindo rígidos guias, não incentivando a curiosidade evitando erro e realizadas como “receitas de bolo” (GASPAR, 2009).
Gaspar (2009) destaca que a atividade experimental tem vantagens sobre a teórica, porém ambas devem caminhar juntas, pois uma é o complemento da outra. Ele salienta que, a prática e a teoria não andam separadas, elas têm que está juntas, porque dessa forma você instiga os alunos a irem atrás, a investigar mais sobre determinado assunto.