ufrpe.br FlexQuest

Contexto

Em muitas escolas do Brasil verifica-se que a disciplina de química no ensino médio tem dado relevância à abordagem de conceitos químicos isolados dos demais saberes das outras ciências da natureza, humanas e outros (BRASIL, 2006). Esse isolamento da química de outros conhecimentos disciplinares pode ser um dos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem dos conteúdos e, consequente rejeição da química pelos alunos, dificultando assim o processo de ensino-aprendizagem (SÁ & SILVA, 2008). Nesse sentido, questões sobre interdisciplinaridade tem sido alvo de intensas discussões em encontros e congressos de educação, documentos oficiais etc.. Segundo Sá & Silva (2008) um ensino de química interdisciplinar é promotor de uma aprendizagem ativa e significativa. Frequentemente verifica-se que os conteúdos de química têm sido trabalhados de forma fragmentada dos demais saberes disciplinares. Sabendo-se que a interdisciplinaridade exerce importante papel no ensino-aprendizagem de Química, o presente trabalho tem como objetivo entender a importância deste eixo metodológico para a aprendizagem significativa de outros saberes educacionais atraves do estudo da Química. Os resultados mostram que a interdisciplinaridade contribui para a aprendizagem, pois é um eixo organizador das dinâmicas interativas no ensino das ciências. O estabelecimento de inter-relações da química com os vários campos da ciência, ou seja, outros saberes educacionais no âmbito científico, lúdico ou até religioso, tem possibilitado assim uma visão global do conhecimento interdisciplinar, que é indispensável para a construção da cidadania, interpretação do mundo físico e compreensão das transformações que nele ocorrem. Considerando que a interdisciplinaridade é um eixo central norteador do ensino de química (BRASIL, 2006), o presente trabalho tem por finalidade compreender a importância deste eixo metodológico na aprendizagem significativa de conhecimentos de outros saberes educacionais. Este trabalho é relevante, pois é uma contribuição para um melhor entendimento da interdisciplinaridade no ensino. Além disso, constata-se que, nos últimos anos, a interdisciplinaridade tem sido alvo de dúvidas por muitos professores do ensino médio e fundamental, que não conseguem compreender a importância desse eixo organizador das dinâmicas interativas no ensino educacional.

Fonte de pesquisa: www.google.com.br 

Fonte da foto: http://flexquest.ufrpe.br/sites/flexquest.ufrpe.br/files/img/interdiscip...

Running sport media | Asics Onitsuka Tiger

O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE É MESMO IMPORTANTE?