Transferência
A construção de um conhecimento interdisciplinar, entre outros processos sociais, é de fundamental importância no ensino hoje. Nas últimas décadas tem ocorrido um debate epistemológico em todos os campos de especialização científica sob uma perspectiva interdisciplinar, sendo os resultados aplicados nos livros didáticos.
Um saber interdisciplinar, com efeito, implica em um conjunto de disciplinas, tanto das ciências naturais quanto das sociais, para a construção de um conhecimento capaz de abranger a multicasualidade e as relações de interdependência dos processos naturais e sociais determinantes de mudanças no aprendizado e, portanto, um conhecimento que possibilite por sua vez a construção de uma racionalidade produtiva, baseada em princípios de um desenvolvimento interdisciplinar.
A característica básica da interdisciplinaridade é dada pela "intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa" (Japiassu, 1976, p.74). Sob este enfoque, o conhecimento interdisciplinar é uma relação de reciprocidade, de mutualidade, ou seja, de diálogo entre os interessados em uma superação das fronteiras disciplinares.
Na realidade, a interdisciplinaridade não é um campo de indagação recente. É necessária e bem vinda, com o único objetivo de facilitar a aquisição de saberes distintos, nesse caso, usando os conhecimentos da ciência química.
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