ufrpe.br FlexQuest

CIÊNCIAS

Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos. Essas águas se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico. A importância do ciclo hidrográfico é vital para a biosfera, o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.

Parte desse vapor é produzido também pela transpiração dos organismos vegetais e animais. Para exemplificar, note que num só dia, uma árvore de grande porte pode chegar a evaporar até 300 litros de água. Os organismos clorofilados são responsáveis pela produção de oxigênio dissolvido na água e a reposição do ar atmosférico.

Nas partes mais altas, a atmosfera fica tão fria, devido a baixa pressão, que o vapor se condensa em pequenas gotas de água, flocos de neve e cristais de gelo, que formam as nuvens. Ao serem levadas pelo vento para regiões mais frias, ocorrem as precipitações de chuva, neve ou granizo. A gravidade se encarrega de fazer com que essas precipitações cheguem a superfície vinda das núvens.

Se no momento da precipitação as camadas inferiores da atmosfera estão mais quentes, a água cai em forma de chuva. Se a temperatura perto da superfície estiver abaixo de zero, a precipitação se dará sob a forma de neve ou granizo.

Fonte da foto: https://lh3.googleusercontent.com/FuB0AevG-5SXJxQwkoSPl-OrUWDUOjA-UHRb3m...

Sportswear Design | Nike

Minicasos do caso: A ÁGUA É VIDA.