ufrpe.br FlexQuest

Gosto da Banana

Creio que não preciso perguntar se você já comeu uma banana. Segundo o IBGE, ela é a fruta mais consumida pelos brasileiros, e a segunda mais consumida do mundo. Mas deixa eu te perguntar uma coisa, você já parou para observar o gosto da banana? Já percebeu a diferença do gosto de uma banana e de uma maçã? O sabor da banana diz muito sobre ela. 

Mas que gosto esse? Por que ele é tão diferente do gosto das outras frutas? Qual o pH da banana e que relação o seu pH tem com o gosto? O que faz a banana ter gosto diferente?

A banana pode assumir 2 tipos de gosto característicos. Um mais amargo, adstringente, e outro mais doce e levemente azedo. Mas como esses dois sabores, praticamente opostos, compõem o sabor de uma fruta e, o que a química tem a ver com isso?

A essência da banana é um éster conhecido por Acetato de amila, esse éster vem de uma reação entre ácido e um álcool. Um ácido, tem como uma de suas características o gosto azedo e um álcool pode se comportar como uma base, esta possui um gosto amargo ou adstringente. Mas em que tipo de situação temos a banana com gosto de ácido e gosto de base?

Quando verde, uma substância contida na banana conhecida por tanino esta muito acentuada, que é da família dos fenóis (álcools). Por isso possui aquele gosto que amarra a boca, ou gosto adstringente. Sendo assim, quando verde a banana tem características de uma base. Mas e quando madura?

Quando madura, o tanino presente na banana perde sua agressividade deixando o gosto mais doce e levemente azedo. Ou seja, seu pH fica moderadamente ácido.

Enfim, a banana é um alimento riquíssimo, não só em potássio! Ela é rico em muitas vitaminas e minerais e pode ser consumida tanto verde (contando que você a cozinhe), quanto madura. E pode assumir tanto características e ácido quanto de base. Então use e abuse dessa fruta sem medo de errar!

latest jordan Sneakers | justin bieber yeezy supreme hoodie

Minicasos do caso: Alimentação em equilíbrio ácido-base