Metodologia inovadora
Em 2015, a Escola Nossa Senhora do Carmo aboliu a seriação, as aulas e as provas do processo educativo e seu currículo passou a se organizar por projetos de pesquisa e roteiros de aprendizagem transdisciplinares. Esta forma de estruturar o trabalho pedagógico se mostrou exitosa com a chegada da pandemia.
“Quando recebemos o decreto da suspensão das atividades presenciais, em março do ano passado, tivemos pouco tempo para nos adaptarmos para o remoto. Mas como já trabalhávamos com os projetos foi como dar continuidade ao nosso trabalho só que em outro ambiente”, explica Leila. “Como sempre demos autonomia aos estudantes, nossa metodologia não sofreu tantos impactos.”
Os alunos passaram então a desenvolver os roteiros de aprendizagem de suas casas, sempre contando com a mentoria do tutor – professor responsável por um grupo de educandos e pela mediação do projeto. “O tutor passou a fazer o acompanhamento dos seus alunos por telefone”, diz Leila. A parte voltada para a pesquisa de campo, envolvendo saídas de observação, no entanto, teve que ser adaptada para ocorrer à distância. Assim como acontecia antes da crise sanitária, os alunos são agrupados de acordo com suas curiosidades e interesses, independentemente da idade.
O maior desafio, conta a diretora, foi inserir gradativamente as tecnologias às práticas. Para isso, a equipe realizou um diagnóstico com as famílias para compreender a estrutura tecnológica de cada uma: quem possuía wi-fi, plano de internet no celular ou não tinha acesso algum. “Há alunos que, até hoje, recebem os roteiros impressos e já outros que recebem via Whatsapp. Os maiores, de 11 a 14 anos, estão no Google Classroom”.
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