ufrpe.br FlexQuest

Tipos de Empatia.

Preparar os cidadãos do futuro é uma tremenda responsabilidade. Afinal, o mundo precisa cada vez mais de gente capaz de dialogar, de entender e de respeitar os outros. E também de agir e trabalhar em conjunto para construir um mundo melhor.

            Educar é uma das mais nobres, e também mais desafiadoras, tarefas humanas. E, embora todos nós sejamos educadores (mesmo que não saibamos disso), o desafio é maior, claro, para aqueles que transformam essa tarefa em profissão.

            Como garantir que todos os alunos serão tocados pelo que você têm a lhes ensinar? Como acessá-los e entender as necessidades e caminhos que eles percorrem para o conhecimento? Em sala de aula, como ser o líder que vai inspirá-los a buscar sempre mais e a se superar na busca do conhecimento? Como estimulá-los a agir e a trabalhar em conjunto na construção de um mundo melhor?

Existem três tipos básicos de empatia.

  • Empatia Cognitiva – Permite que você entenda o que o seu aluno sente e o que ele pode estar pensando. Ela é muito útil para que você melhore a comunicação com a sua turma e ajuda a manter os alunos motivados.
  • Empatia Emocional – Nesta modalidade, você vai além de entender os sentimentos do outro. Você os compartilha. É o clássico “sentir as dores do outro”. Assim, ao compartilhar essas emoções, você constrói laços afetivos e conexões mais profundas com aquela pessoa.
  • Empatia Compassiva – Além de entender o outro, de ser capaz de sentir o que ele sente, você se sente compelido a ajudá-lo com atitudes práticas. É uma ferramenta poderosa na consolidação dos laços com os seus estudantes. Afinal, quem de nós não se lembra sempre daquele professor que era capaz de descer do seu papel de autoridade para se colocar ao nosso lado e nos ajudar no nosso caminhar?

https://educador360.com/pedagogico/empatia-compassiva/

Adidas footwear | Nike