Tratamento de Esgoto Doméstico e Reúso na Agricultura
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a agricultura mundial consome 70% do montante de toda a água consumida no planeta.
Em Israel quase 50% da produção agrícola é abastecida com água de reuso. Para ser purificado, o esgoto é bombeado para dentro da terra e novamente retirado, passando por tratamentos físicos, químicos e biológicos na maior estação de tratamento do Oriente Médio, o Shafdan.Depois, a água percorre cerca de 100 km por dutos até o deserto de Neguev, onde irriga variadas plantações.O sistema começou a ser instalado há mais de 30 anos e permitiu “transferir grandes áreas agrícolas do congestionado centro do país para a amplidão do Neguev”, orgulha-se a Mekorot, a companhia nacional de água de Israel.
o reúso de água se tornou política nacional de Israel em 1955. O país reaproveita 75% dos seus efluentes na agricultura, e o governo impôs racionamento aos fazendeiros. Tal preocupação se justifica: a ONU estima que 70% da água usada em todo o mundo é destinada à agricultura. Israel só consegue ter plantações no deserto graças ao sistema de irrigação por gotejamento, que utiliza menos de 5% da quantidade de água necessária pelo sistema mais aplicado no resto do mundo, o de aspersão.