ufrpe.br FlexQuest

Saneamento Básico: Muito mais que um direito

Desde o renascimento das cidades ocorrido na revolução industrial no século XVIII, saneamento básico significa tornar limpo, saudável, habitável, Etc. O saneamento trata sobre a chegada nas torneiras de água potável, o recolhimento e tratamento dos efluentes residências e industriais(esgoto), a coleta e tratamento dos resíduos sólidos (lixo) e as estruturas contra as inundações provocadas pelas chuvas. Dessarte o saneamento vem como mecanismo e meio de controle de aspectos ambientais dos países, cidades e municípios

A falta de saneamento básico pode gerar inúmeros problemas de saúde. Portanto, o conjunto de fatores que reúnem o saneamento levam a uma melhoria de vida na população na medida que controla e previne doenças, combatendo muitos vetores.Nesse caso, podemos pensar num dos maiores problemas enfrentados pela população brasileira atualmente com a disseminação do mosquito da dengue os quais se proliferam mediante a água parada.Dessa forma, o saneamento básico promove hábitos higiênicos e controla a poluição ambiental, melhorando assim, a qualidade de vida da população.

No Brasil, o saneamento básico é definido pela Lei nº. 11.445/2007, sendo um direito assegurado pela Constituição a partir de investimentos públicos na área. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Running sneakers | Air Jordan

Minicasos do caso: Abandono e lixo na Baía de Guanabara