ufrpe.br FlexQuest

Contexto

    A vida como conhecemos é resultado de uma interação direta com as pessoas e com o meio ambiente que nos cerca. Desde os primórdios da existência do homem, este encontra, na natureza, os recursos para sua sobrevivência e evolução: a água, o solo, os animais, as plantas. 
    Entretanto, muitas vezes a mente humana quer mais do que só aquilo que a natureza pode oferecer e começa a interferir nesses espaços — No meio ambiente. As represas de água que permitem estocar água para consumo; os carros, conduzindo de um a outro lugar em maior tempo hábil e tantos outros avanços que melhoraram a comodidade das sociedades humanas.
Mas até quando esse avanço e essa interferência na natureza são bons? Desde muito criança, todos já ouviram termos como poluição, efeito estufa e aquecimento global e, mesmo sem ter um bom conhecimento sobre eles associamos a maioria a termos negativos. Os carros e ônibus contaminam o ar com gases tóxicos; usinas e fábricas contaminam o ambiente com gases, líquidos e sólidos. O esgoto que desemboca nos rios, contamina a água com matéria orgânica e inorgânica e então... Deparamos-nos com um terrível caso de poluição.
    Poluição é a introdução de substâncias ou energia no meio ambiente causando efeitos negativos em seu equilíbrio. Pode acontecer naturalmente, mas as ações antrópicas interferem de forma gritante com seus impactos ambientais. Existem vários tipos de poluição: poluição atmosférica, poluição do solo, poluição das águas, poluição sonora, poluição nuclear e vários outros.
   Cada tipo de poluição é a consequência de algumas práticas e existe toda uma explicação para isso. Como podemos enxergar os diversos tipos de poluição sem enxergarmos a química presente neles? O estudo da poluição é ineficaz sem o conhecimento dos processos químicos por trás dela. 
   Para entender as causas, diminuir os impactos e conseguir melhorar o ambiente, a química é a grande super-heroína que vai conseguir combater o terrível vilão que é a poluição.
Quer saber como? Se liga nos próximos textos.

Fonte: Barbara Daminnicy

Sportswear Design | Nike