Números Atômicos
Na educação em Química, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, os estudos sobre a Tabela Periódica são de fundamental importância para a compreensão dos diversos conceitos químicos. Estes estudos, porém, geralmente se dão de forma fragmentada, por exemplo, quando os professores mandam “decorar” os nomes dos elementos pertencentes a cada família. Por outro lado, Flôr (2005, p.61) aponta que os livros didáticos muitas vezes induzem a compreensão equivocada da história da Tabela Periódica, ao sugerir que aquela tabela que está no livro foi elaborada por Mendeleev. Estes equívocos praticados na educação em Química sugerem que se faz necessário conhecer melhor a história da elaboração e reelaboração da Tabela Periódica dos elementos químicos. Tanto no ensino fundamental e médio quanto na licenciatura, um contato maior com essa história poderia aumentar a compreensão sobre o “funcionamento” da tabela bem como sobre a própria história dos elementos. A elaboração da Tabela Periódica representou um marco importantíssimo na história da Química. Com a apresentação de sua tabela em 1869, Dmitri Mendeleiev pôs ordem no caos que reinava na Química no que dizia respeito aos elementos químicos e suas propriedades.
Vale a pena lembrar, no entanto, que a Tabela Periódica de Mendeleiev era organizada segundo os pesos atômicos dos elementos químicos, uma vez que o modelo atômico que norteava a Química naquela época era o modelo de Dalton – a esfera maciça e indivisível. Porém, a Química sofreu fortes influências da revolução da mecânica quântica ocorrida no início do século XX, e que implicaram em uma revisão da estrutura da Tabela Periódica sendo que é para este período que pretendo direcionar a atenção neste trabalho. No final do século XIX e início do século XX, a ciência se desenvolvia rapidamente. Feitos científicos como a produção de raios X, o efeito Zeeman, o elétron e a radioatividade impulsionavam vários cientistas a desvendar a estrutura atômica. Estes feitos influenciaram fortemente a Química e foram sentidos num dos marcos da Química moderna: a Tabela Periódica. Em 1913, houve um fato que marcou decisivamente a história a Tabela Periódica dos elementos químicos: Henry G. Moseley descobriu a forma de determinar o número atômico dos elementos químicos:
Após essa determinação, a Tabela foi reorganizada em função do número atômico dos elementos químicos, o que permitiu detectar elementos que anteriormente eram apenas hipotéticos, como o rênio e o háfnio. Em pouco tempo, a Tabela Periódica já estava completa com os 92 elementos químicos conhecidos. No entanto, a extensão da tabela para elementos de número atômico além do urânio – os elementos transurânicos – apresentava algumas dificuldades, que serão apresentadas na sequência do trabalho.
LINK:
http://www.cienciamao.usp.br/dados/eneq/_historiadaciencianaeduca.trabal...