A importância de reciclar óleo de cozinha
Você sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado em frituras depois de usado? Jogar no ralo da pia é um ato contra o meio ambiente, já que ele polui os rios. Cada litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água.
O correto é separar para reciclar. Crianças de uma escola de São José do Rio Preto (SP) se uniram para passar um recado muito importante: não jogar o óleo usado de cozinha pelo ralo ou lugar errado.
Elas levam o óleo que arrecada em casa para a escola. “Antes fazíamos sabão e agora nós vendemos o óleo a R$ 0,70 o litro e com isso compramos coisas para as crianças, fazemos brinquedo, mas o importante é a conscientização”, afirma a diretora da escola Miriam Coelho.
A escola é municipal, e a engenheira ambiental do município Daniela Amaral veio conhecer o trabalho de perto. Ela reforça que o óleo é muito destrutivo jogado em lugar que não deve.
“Descarte incorreto na água causa uma película que impede a luz e a entrada de oxigênio na água. Jogar na terra também não nasce mais plantas no local por um bom tempo porque o óleo impede as bactérias boas para o solo”, diz.
Em Catanduva (SP) tem uma cooperativa e são 90 mil toneladas de lixo reciclável que saem daqui para empresas recicladoras. Cada tipo de material tem um preço por quilo e se tem um produto que vale mais que plástico, vidro e papel, é o óleo.
O óleo fica armazenado, precisa ser filtrado, e depois vai para empresas recicladoras. Quando as pessoas ajudam e entregam o óleo usado para a cooperativa, garantem o salário dessas pessoas e a preservação do meio ambiente.
“O óleo tem um valor bom para gente, ajuda muitas famílias, mais do que papel, plástico”, afirma o cooperado Maurício de Oliveira.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2018/09/...