Óleos essenciais
Os óleos essenciais, líquidos altamente concentrados extraídos de plantas, ganharam a internet por suas mais variadas ações. Mas não pense que, por “serem naturais”, dispensam maiores cuidados.
Esses produtos são extremamente complexos — um só potinho chega a conter até 300 substâncias diferentes. É de se imaginar, portanto, que a sugestão de uso deve ser feita por um profissional, assim como acontece com remédios tradicionais. “Utilizar as fórmulas divulgadas nas redes sociais é muito arriscado. Cada pessoa tem um quadro físico e emocional, e o que faz bem para uma pode não cair bem em outra”, argumenta a aromaterapeuta Andrea Darco, em São Paulo.
É recomendado que as substâncias sejam aproveitadas de duas maneiras: sobre a pele ou em um difusor que espalha seus aromas pelo ambiente. Por serem potentes, devem ser aplicadas no corpo diluídas em uma base gordurosa vegetal, que facilitará a absorção. “Compre um produto de marca confiável, com todos os certificados de pureza”, sugere o naturólogo Guiherme Peniche, da Associação Paulista de Naturologia e pesquisador da Universidade de São Paulo. “E fique de olho nas essências: apesar de cheirosas, elas não possuem propriedades terapêuticas”, arremata.
Mas vá com calma: o uso não está liberado para todo mundo. “Grávidas, crianças com menos de 3 anos, idosos, epiléticos, cardíacos, pessoas com síndromes em geral e que tomam muitos remédios não devem recorrer aos óleos essenciais antes de passarem por uma avaliação criteriosa”, ressalta Andrea. Para não arriscar, convém dialogar com um profissional de saúde antes de experimentar os óleos essenciais para fins terapêuticos. E nunca abandone a terapia convencional antes de se consultar, combinado?
Andrea também chama a atenção para as substâncias fotossensibilizantes (que causam queimaduras ao entrar em contato com raios solares). Óleos essenciais à base de laranja, limão, tangerina e gengibre, por exemplo, podem provocar danos na pele se, após a aplicação, você sair andando ao ar livre.
Fonte da pesquisa: https://saude.abril.com.br/bem-estar/oleos-essenciais-usos-e-contraindic...
Fonte da imagem: http://lavandas.com.br/o-que-determina-qualidade-do-oleo-essencial-de-la...