ufrpe.br FlexQuest

A mulher que fotografou o DNA

Se você é um estudioso ou um entusiasta das ciências biológicas, é possível que saiba quem são James Watson e Francis Crick. A dupla é responsável por ter revelado ao mundo a estrutura de dupla hélice do DNA. A descoberta é uma das mais importantes da história da ciência e foi essencial para o desenvolvimento de diversas tecnologias usadas nos dias de hoje, a exemplo da biotecnologia moderna. Entretanto, o que poucos sabem é que uma mulher deu uma contribuição muito relevante para esse processo. Seu nome era Rosalind Franklin.

Nos primeiros anos da década de 1950, dois grupos disputavam o pioneirismo na descoberta da estrutura da molécula de DNA. De um lado estavam os cientistas da Universidade de Cambridge (onde trabalhavam James Watson e Francis Crick). De outro figuravam os pesquisadores do King’s College (de Rosalind Franklin e Maurice Wilkins). Franklin, especialista na difração dos raios-x, em 1952, conseguiu uma ótima imagem da molécula, a chamada “fotografia 51”.

À época, ela não associou a imagem ao formato de dupla hélice (como uma escada em caracol). Entretanto, um de seus alunos mostrou a fotografia a Wilkins. Ele, por sua vez, a compartilhou com seu colega de Cambridge, Francis Crick, sem que ela soubesse. Foi então que Watson e Crick combinaram a imagem com seus conhecimentos e, em 1953, publicaram na revista Nature uma série de artigos com a proposta de estrutura de dupla hélice para o DNA. Wilkins é citado nos estudos, Rosalind Franklin não. O trio de homens receberia o Prêmio Nobel de Medicina pelo trabalho em 1962, quatro anos depois da morte dela.

Fonte: https://cib.org.br/mulher-que-fotografou-o-dna-conheca-rosalind-franklin/

Sportswear Design | Nike nike all star shoes 2015 women , Gov