Contexto
O vidro à prova de balas, como o usado em veículos blindados, consiste em várias folhas de vidro imprensadas entre folhas transparentes de polímero. O material resultante é composto por muitas camadas, e as camadas externas são capazes de absorver o impacto da bala, evitando assim que ela penetre nas camadas internas. A capacidade do vidro de resistir a balas depende de muitos fatores, incluindo o tipo de polímero usado, a espessura do vidro, o número de camadas unidas, o tipo de bala e o alcance a partir do qual a bala é lançada. Por esta razão, o vidro é geralmente descrito como “resistente a balas” em vez de “à prova de balas”.
Ao longo dos anos, a nossa sociedade tornou-se fortemente dependente de polímeros. Xícaras de café, garrafas de refrigerantes, tecidos sintéticos para roupas, sacos de lixo, válvulas cardíacas artificiais e autopeças móveis são todas fabricadas em polímeros.
Assista o vídeo abaixo sobre polímeros e em seu caderno faça anotações dos principais pontos presentes no vídeo. As anotações deverão ser usadas para responder as perguntas desta atividade.