ufrpe.br FlexQuest

Contexto

Por definição, os polímeros são grandes moléculas, ou macromoléculas feitas pela ligação (química) de uma série de blocos de monômeros. O monômero por sua vez é uma molécula que pode reagir junto com outras moléculas de monômero para formar uma cadeia polimérica maior ou uma rede tridimensional em um processo denominado polimerização.

A palavra polímero vem das palavras gregas poli, que significa “muitas”, e meros, que significa “partes”, portanto um polímero é conjunto molecular de “muitas partes”.

Cada uma dessas partes é chamada pelos cientistas de monômero (que em grego significa “uma parte”). Pense em um polímero como uma cadeia, com diversos monômeros formando essa cadeia. Esses monômeros podem ser simples – de apenas um átomo, dois ou três – ou podem ser formados por estruturas mais complicadas, em forma de anel, contendo uma dúzia ou mais de átomos.

Vale acrescentar que há diferenças práticas entre o que são polímeros artificiais e o que são polímeros naturais. Em um polímero artificial, cada um dos elos da cadeia frequentemente será idêntico a seus vizinhos.

 

 

O que são polímeros e qual o seu papel na indústria? - Compostos

 

No seu dia a dia existe o consumo de polímeros? Cite exemplos.