ufrpe.br FlexQuest

Aproximação empresas e universidade pela inovação

Implantada nos campus da UTFPR, Metodologia de Ensino Inovadora coloca alunos em busca de soluções para problemas reais das organizações

Uma das maiores queixas do ecossistema de inovação é a distância existente entre universidades e empresas. A aproximação entre esses dois entes transforma estudos desenvolvidos no ambiente acadêmico em realidade, ajuda empresas a encontrarem caminhos para seus desafios, e coloca alunos em contato com problemas reais do mercado.

Há quatro anos, o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Ponta Grossa desenvolveu um programa que faz a integração entre universidade e empresas. Por meio do MEI-U (Metodologia de Ensino Inovadora), a UTFPR publica um edital do qual participam empresas e alunos. A ideia é que os estudantes da universidade ajudem as empresas participantes a encontrarem soluções para um de seus desafios. 

O programa foi institucionalizado, e agora ocorre em todos os campus da universidade. Em Londrina, este é o primeiro semestre do MEI-U. Participaram do edital três empresas – Indusbello, Pado e Hydronlubz – e seis alunos.

Para os estudantes, a participação no programa conta como uma disciplina optativa de 120 horas. A ideia é que cada curso inscreva pelo menos um estudante no programa, que tem caráter multidisciplinar.

“A ideia é direcionar as empresas para algumas possibilidades que possam melhorar aquele problema que têm, mas que não conseguem resolver por falta de tempo, de pessoas, ou por falta de recursos”, explica Marcio Florian, coordenador do MEI-U na UTFPR campus Londrina. 

O programa também gera ganhos para os alunos e a universidade, avalia Florian. “Para os alunos é uma disciplina optativa. Todo curso tem uma carga horária de disciplinas optativas para fazer e você já tem interação com a empresa, pode pegar problemas reais que eles vão ver somente quando forem ao mercado de trabalho. Para a universidade também é bom por estar fazendo o papel dela que é sempre incentivar essa interação com as empresas e colocar as tecnologias que desenvolver, as pesquisas, dentro da empresa.”

https://portalfuturista.com/por-inovacao-programa-aproxima-empresas-e-un...

Video: