As ações passam por:
1. Educação antirracista;
2. Endurecimento na legislação que pune práticas racistas;
3. Mudança de mentalidade da sociedade através da implementação de políticas públicas que estimulem e promovam práticas antirracistas;
4. Reforço através de campanhas publicitárias de educação da sociedade para práticas antirracistas;
5. Cumprimento rigoroso das leis que punem práticas racistas, com Ministério Público, para diminuir os casos de racismo estrutural vivenciado cotidianqmentr em nosso país;
6. Estabelecimento de políticas que promovam a prática de paridade no número de.pessoas pretas e brancas, ao invés de cobrar apenas representatividade nas instituições, nos programas televisivos e outros meios.
Trabalhar a base que são nossas crianças no ambiente escolar e em casa sensibilizando e criando práticas no dia a dia como, educar para o respeito à diferença, leitura de autores negros, que a diferença é importante para aprendizagem e coibir piadas de mal gosto.
Acredito que é necessário divulgar pela mídia as punições a atos racistas tanto quanto se divulga casos de racismo. Infelizmente, na sociedade, as pessoas apendem mais pela dor que pelo amor.
Resposta de Ana Paula:
Não tenho essa resposta. O que sei é que vai demorar para mudar a chave do combate pra prevenção. Temos o quê? 522 anos. A Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888. Fez ano agora a alguns dias. Então de lá pra cá temos apenas 134 de liberdade. É muito pouco pra mudar a cabeça de pessoas velhas que continuam a propagar ideais racistas nas pessoas mais novas. Creio que somente o tempo unido a educação será nossa maior estratégia contra a iniquidade social na qual se insere o racismo, a homofobia, a transfobia, as ações anti-semitas, xenofobia contra indígenas (que são os verdadeiros donos da terra), gordofobia, discriminação dos pcd's, autistas, e por aí vai.
Difícil de responder. Infelizmente o racismo estrutural faz parte da vivência de todos. Para muitas pessoas, o estado de compreensão sobre o que é o racismo, pode ser muito mais complexo, afinal, não vivenciam tal realidade em suas vidas. Por tal motivo, uma das formas mais importantes está na representatividade. Pessoas negras devem cada vez mais ocupar espaços de poder na sociedade.
Acredito que não seja possível de combater o racismo, pois isso já faz parte de nossa sociedade a séculos e mesmo hoje em dia com tantas mídias digitais que atingem a todos e a todo momento diversos casos a respeito são expostos a público, nada muda. O que pode ser feito para amenizar um pouco é instruir nossos pequenos com uma base antirracista.
As ações passam por:
Trabalhar a base que são
Acredito que é necessário
Resposta de Ana Paula:
Difícil de responder.
Acredito que não seja