ufrpe.br FlexQuest

Ceará atrai investidores europeus para geração de energia eólica no mar

 A empresa BI Energia, do grupo italiano Community Power, deve investir 800 milhões de euros em parque eólico na costa do mar de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A previsão é que o empreendimento saia do papel no segundo semestre do próximo ano e forneça energia a 800 mil unidades habitacionais no País. Ela não está só. Outros negócios europeus também já estão de olho no potencial cearense para a instalação de usinas eólicas offshore (no mar).

Ao lado do Rio Grande do Norte e Maranhão, o Ceará concentra as melhores condições climáticas, ambientais e estruturais para receber esse modelo de geração de energia no País. É o que mostra o Brazil Wind Generation Guidebook" (Guia da geração de vento no Brasil), estudo da BTG Pactual. O texto esmiúça as vantagens do Nordeste brasileiro para a geração eólica no mar. Entre elas, a profundidade máxima de 50 metros e a velocidade do vento.

"Quase todas as margens do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte têm regime de ventos constantes e altas velocidades médias, condições perfeitas para capacidade adicional de vento offshore", diz o estudo, assinado por João Pimentel e Felipe Andrade. A pesquisa também destaca a capacidade instalada no Ceará e o crescimento da energia eólica.

Retirado de: Bruna Damasceno, Ceará atrai investidores europeus para geração de energia eólica no mar, 25/02/2019. https://www.opovo.com.br/jornal/politica/2019/02/37194-ceara-atrai-investidores-europeus-geracao-de--energia-eolica--no-mar.html