Tipos de plásticos
O sucesso crescente do uso de plásticos deve-se à combinação de baixos custos de produção, versatilidade, ótima resistência e boa aparência. O maior problema dos plásticos em geral é a poluição que podem causar ao meio ambiente a longo prazo, uma vez que permanecem milhões de anos sob condições adversas sem se degradar. Tanto os polímeros naturais como os plásticos podem ser classificados em termoplásticos ou termorrígidos.
Os polímeros termoplásticos são polímeros que podem ser fundidos por aqueci mento e que se solidificam por resfriamento. Seu formato pode ser modificado, embora estejam sujeitos a um grau de degra dação química, o que limita o número de reciclagens (que pode ser repetida algumas vezes). Exemplos: celulose, poliamida, polietileno, poli cloreto de vinila, politetrafluore tileno, polipropi leno, poliestireno, poliacrilo nitrila.
Os polímeros termorrígidos ou termofixos são polímeros infusíveis e insolúveis, que adquirem, por aquecimento ou outro tratamento qualquer, estrutura tridimensional e rígida com ligações cruzadas. Seu formato não pode ser modificado. Não permitem reprocessamento. Não é reciclável. Exemplos: caseína, poliuretano, baquelite, bor racha vulcanizada, epóxi, silicone.
Fonte da imagem: https://www.quimica.com.br/demanda-nacional-por-plasticos-crescera-resinas/