ufrpe.br FlexQuest

Contexto

“A sociedade que se configura no século XXI é formada  por  pessoas que  estão cada  vez  mais  conectadas  à internet em  virtude  do  rápido avanço  da  tecnologia e acesso à cultura  das  mídias  virtuais. Nesse contexto, surgiram novas formas de relações humanas, baseadas em modelos digitais que influenciam a forma de pensar e viver.

A novíssima geração, que  hoje  frequenta  a  escola nasceu  e  cresceu  cercada pela tecnologia. Sendo assim, nada mais natural do que trazer a tecnologia para a sala de   aula, pois são   inúmeras   as   possibilidades   que proporcionam   para   auxiliar   o processo didático:  redes sociais para compartilhamento de informações, de vídeos e discussão de determinados assuntos; plataformas wikis e fóruns para a construção de trabalhos coletivos; blogs para a publicação  de trabalhos realizados  em  sala  de  aula, simuladores,  jogos, entre  outros.”

 

https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102/109

 

Esta Flexquest tem o objetivo de orientar e ilustrar os caminhos, benefícios e ações que levam a escola a se apropriar da tecnologia em prol da aprendizagem significativa, diante de crianças e jovens conectados e interligados a um mundo tecnológico e compartilhado.

Veremos no vídeo abaixo que o uso da tecnologia não é suficiente para aproximar Escola X Aluno.

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Quais os principais desafios da Integração das TICs na escola de hoje e do futuro?

Os principais desafios começa com a desigualdade social e como este problema tem uma dimensão muito grande, acredito que o mesmo é um problema atual e futuro. O maior desafio é proporcionar acesso de qualidade para todos.

Uns dos Principais Desafios é para o professor que precisa se familiarizar-se com essas tecnologias e muitas vezes não sobra tempo no seu dia dia. um outro desafio seria para os alunos. No meio de um mundo conectado, a implementação de alguns recursos tecnológicos podem também fazer com que o aluno perca o foco da aula em questão com outros assuntos na internet como o uso da rede social ou jogos.

Promover o interesse equilibrado dos alunos nas aulas à distância. Os adolescentes tem uma gama enorme de estímulos e por mais que os professores trabalhem a interação, participação, usem recursos como vídeos, apresentações em slides, jogos e Quizes, mesmo assim a curva do comodismo está se ampliando. Sabemos que o interesse é dinâmico mas precisa ter um mínimo de participação. Para um futuro promissor e integrado é preciso haver a capacitação de profissionais da educação para que inovem diariamente seus recursos, aplicando técnicas e recursos de forma coerente e prática no ensino. Mas o que percebo é que a tecnologia precisa mesmo é de pessoas humanas, que se preocupam com o indivíduo. Tanto professor x aluno, quanto aluno X professor. E esse é o maior desafio que temos em mãos.

Como em tudo que é novo, os desafios são enormes e permeiam inúmeros aspectos como: a) Estrutural. Garantir o acesso a todos dentro de uma escola, mobiliza uma estrutura complexa e, em diversos pontos economicamente elevada. b) Socioeconômico: Ainda que uma escola tenha condições de manter uma infraestrutura de altíssima qualidade, é um fator externo e, portanto, não controlável o fator de que o aluno talvez só tenha acesso durante aulas presencias. c) Profissional: Professores possuem uma carga horária de trabalho muito grande e possui pouquíssimo tempo para se reciclar. Este é um dos motivos pelos quais grande parte dos educadores não mudou a maneira de ensinar, apenas digitalizou sua forma tradicional de lecionar.

Em algumas situações, é necessário considerar relevante no critério desafio, a questão de investimentos/recursos para que os programas sejam bem desenvolvidos. A infra estrutura precisa estar adequada para acompanhar o momento de inovações. Para um bom resultado no cumprimento dos planejamentos dos docentes, a participação produtiva dos alunos nas aulas híbridos ou estritamente on-line, também é essencial.

A necessidade de inserir sistematicamente a tecnologia no dia a dia escolar, trouxe um misto de emoções e expectativas para os docentes e discentes. Diante de muitos desafios existentes, destaco alguns: conhecimento e domínio das ferramentais digitais para que o professor se sinta preparado e seguro em trabalhar com as novas tecnologias, manter os alunos engajados com a busca de alternativas inovadoras, o investimento e infraestrutura para manter uma qualidade tecnológica, a renovação de equipamentos e ampliação do acesso à internet, a distração dos alunos com as opções e facilidades das redes sociais, entre outras.

A necessidade de rápida adaptação por parte dos professores e alunos ao novo contexto em que surgiu o emprego da tecnologia, promoveu insegurança quanto à aplicação da estratégia de ensino; talvez a falta de crédito do professor em que realmente a aprendizagem aconteceria e em relação ao aluno, a dificuldade de adaptação. Recursos de infraestrutura têm sido comprometedores, dificultando a ampliação dos recursos tecnológicos aplicados. A mudança foi brusca e alterou o perfil de professores e alunos; nos próximos anos, esses perfis se solidificarão e deverão constituir o novo cenário social e educacional brasileiro. Creio ser esse o maior desafio neste momento de grande impacto social e educacional. Adaptados os agentes educacionais, a tecnologia cumprirá seu papel na educação.

A Integração das TICs na escola só acontece quando o professor compreende que ela é possível e que o processo de aprendizagem acontecerá por meio dela. Podemos ter toda a infraestrutura tecnológica necessária para realizar esta integração, mas se o professor não mudar a sua prática docente, o seu planejamento e o seu olhar continuaremos com a mesma dinâmica de aula tradicional. A mudança de mentalidade do professor é complexa e demora para acontecer sendo, portanto, um grande desafio para a Integração das TICs.

Um dos maiores desafios enfrentados atualmente na integração das TCIs com a escola é o de mudar o sistema, mas o modo continuar o mesmo, ou seja, em vez de haver uma real mudança na forma de ensinar, apenas digitaliza-se os processos tradicionais. É preciso que os professores sejam formados, imersos nas novas tecnologias e que possam trocar experiências entre eles, para que consigam ver uma real evolução na aprendizagem dos alunos. Outro problema enfrentado é da desigualdade social e da falta de infraestrutura nas escolas, porque se apenas parte dos estudantes brasileiros tiverem acesso às tecnologias, o nível de desigualdade tende a aumentar exponencialmente.

Um dos maiores desafios enfrentados atualmente na integração das TCIs é sair do método tradicional que alguns professores estão acostumados. Hoje, a tecnologia faz parte do dia a dia dos alunos, cabe ao educador trazer esse meio ao seu favor para que a aprendizagem seja significativa. Para que isso aconteça professores precisam ser capacitados e preparados diariamente.

A era digital reinventou o ensino e o aprendizado. Os alunos, principalmente os nativos digitais, estão cada vez mais conectados. E isso pode ser um problema para escolas e universidades que oferecem métodos e ferramentas pedagógicas que não atendem a essa necessidade, pois um dos maiores desafios na integração das TCIs é proporcionar acesso de qualidade para todos.

Acredito que existem vários desafios na integração das tecnologias em sala de aula. Primeiramente, a segurança e conhecimento do professor em aplicar os recursos tecnológicos disponíveis, de forma significativa. A credibilidade do professor em acreditar que existem ferramentas que favorecem para o aprendizado. A questão de uma boa infraestrutura capaz de oferecer sustentabilidade para utilização dos recursos digitais. Abandonar o método tradicional e buscar novas formas atuais de ensinamento.