Projeto da USP usa gamificação para melhorar aprendizagem de crianças com espectro autista
Pesquisadora usou da atração natural que os portadores da síndrome têm pela tecnologia para facilitar a participação e o interesse delas pelas atividades. Estudo foi aplicado a alunos da Apae de São Carlos (SP).
Com o objetivo de aumentar o engajamento e o aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista, uma pesquisadora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), desenvolveu quatro protótipos de atividades digitais que associam conceitos de computação e de psicologia.
A abordagem criada por Laíza Ribeiro Silva durante sua tese de mestrado foi aplicada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, com quatro crianças com idades entre 7 a 12 anos, que têm diagnóstico de autismo moderado.
O software desenvolvido está em processo de registro. Os protótipos não serão comercializados. Os códigos de operacionalização da abordagem devem ficar disponíveis para acesso gratuito no repositório da USP.
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2020/08/11/projeto-da-...