Contexto
A pandemia de coronavírus impôs grandes desafios à educação brasileira e no resto do mundo. Para a continuidade das atividades de forma remota, em meio às mudanças do novo normal, as escolas tiveram que adotar novos caminhos e decidir as prioridades sobre o que permanecer ou não nas aulas on-line. Nesse contexto, a dúvida de grande parte das escolas é se há a possibilidade de manter o desenvolvimento da educação bilíngue de forma contínua, com exposição diária ao idioma.
Mesmo com a continuação do desenvolvimento da educação bilíngue, a transferência exata do modelo presencial para o modelo remoto pode gerar frustração para professores, gestores, alunos e famílias. “Não é possível, simplesmente, persistir na prática pedagógica com foco no ensino tradicional. As instituições precisam transformar as experiências dos alunos, pautadas pelo fortalecimento da aprendizagem. Há muitos caminhos possíveis e muitas oportunidades”, afirma Selma Almeida.
As novas plataformas promovem diversas possibilidades de interação para potencializar a aprendizagem e o letramento digital dos alunos, exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Com a tecnologia, temos desde a produção de novos gêneros discursivos, criação de blogs, vlogs, podcasts e até mesmo a possibilidade de novas interações sociais por meio das redes sociais, finaliza.
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A maior dificuldade que
Os alunos da Educação
As aulas híbridas limitam as
A primeira dificuldade foi
Dar a devida atenção ao aluno
Senti dificuldade em ter
Realmente não foi fácil... a
No começo enfrentei muitas
Eu dei aula para alunos do
No início das aulas remotas,