Caso B: Álcool e Saúde
As pessoas, em geral, compreendem que bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde, mas muitas delas não sabem exatamente quais são os riscos do uso nocivo de álcool. O consumo exacerbado pode causar danos no organismo a curto e a longo prazo.
Os efeitos imediatos da ingestão excessiva de álcool incluem fala arrastada, comprometimento motor, perda dos reflexos e confusão, chegando a provocar vômito e até levar ao coma. Já a longo prazo, pode elevar o risco de várias complicações de saúde. Isso sem contar as lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abuso de álcool está atribuído a mais de 5% da carga mundial de doenças e lesões, comprometendo o funcionamento do cérebro e afetando vários outros órgãos. Mais de 3 milhões de pessoas morreram por consequência da bebida em 2016, conforme relatório divulgado este ano pela OMS. Esses índices acendem o alerta para a importância de ter consciência dos impactos do álcool no organismo e evitar o aumento dessas estatísticas.
Fonte: https://www.unimed.coop.br/web/rioclaro/viver-bem/saude-em-pauta/os-peri....
Leia mais em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/existe-limite-seguro-para-o-consumo...