ufrpe.br FlexQuest

Previsão do tempo

Inteligência Artificial podem tornar produção de energia mais previsível 

Algumas empresas têm investido em inovações tecnológicas para mitigar o problema da imprevisibilidade das fontes de energia renováveis intermitentes. Recentemente o Google através da DeepMind, uma subsidiária da empresa que atua com inteligência artificial, anunciou que está aplicando técnicas de aprendizado de máquina para prever a capacidade de geração de energia de parques eólicos da empresa situados na região central dos Estados Unidos.  

Dados históricos das turbinas eólicas e previsões do tempo foram utilizados pela DeepMind para treinar uma rede neural capaz de prever a potência gerada ao longo do dia pelas turbinas da usina com antecedência de 36h. Com base nessas previsões, modelos foram utilizados para criar recomendações ótimas para negociação da energia gerada.  

Essa previsibilidade na geração de energia agrega valor para os operadores do sistema de energia elétrica que podem planejar adequadamente como usá-la para atender a demanda do sistema. Segundo o Google, os resultados preliminares obtidos indicam uma valorização de aproximadamente 20% da energia eólica gerada em relação ao cenário base em que não a previsão da geração. 

O NCAR (National Center of Atmospheric Research) do Colorado, nos Estados Unidos, também vem trabalhando com o uso de inteligência artificial para a previsão de energia eólica gerada por parques eólicos do estado. Previsões com precisão sem precedentes têm sido geradas aplicando-se algoritmos de aprendizado de máquina na análise de dados das turbinas eólicas combinados com informações de estações e satélites meteorológicos. 

A confiabilidade na utilização da energia dos parques eólicos permitiram que as operadoras pudessem aumentar a parcela de energia renovável em sua operação. A Xcel Energy, uma das maiores operadoras de energia da região do Colorado, ampliou a quantidade da energia utilizada de fontes renováveis para mais de 30%. Além disso, a confiabilidade de que a energia estará disponível permite que as operadoras reduzam a infraestrutura de backup de outras fontes de energia, o que reduz o custo da energia gerada. 

A NCAR em conjunto com a Xcel estão trabalhando agora na previsão para geração de energia solar. O projeto é ainda mais desafiador do que a previsão para energia eólica pois pretende prever a capacidade de potência gerada mesmo por instalações residenciais que estejam conectadas ao grid da operadora. A solução utilizará dados de satélites, imagens do céu, monitores de poluição e painéis solares públicos para inferir a quantidade de energia solar gerada. 

Em especial para o Brasil, que tem um enorme potencial para a geração de energia eólica e solar, iniciativas como essa podem agregar enorme valor ao setor de elétrico, impulsionando ainda mais o uso dessas fontes de energia. 

 

Texto e imagem retirados de: https://www.venturus.org.br/inteligencia-artificial-impulsiona-fontes-de-energia-renovaveis/. Acesso em 27/09/2020

Sports Shoes | retro 10 fusion red jordans women White Barely Volt Sapphire Fire Pink CJ1641-100 Release Date - SBD