ufrpe.br FlexQuest

O passo a passo da produção do sabão

Antes de seguir para a produção, o óleo é filtrado e passa por um processo chamado de clarificação. O material segue para um grande recipiente, onde é aquecido. "Quando aquecemos, além de sair a umidade, tira também aquelas substâncias que deixavam um odor indesejado naquele óleo reutilizado", explica o professor Gilton Lyra.

Após esse aquecimento, ele vai ser filtrado com substâncias adsorventes, que retiram as impurezas e deixam o óleo limpo. Ao contrário do que era feito antes, hoje a produção de sabão não é mais manual: o processo é controlado por uma máquina. A massa é mexida dentro de tachos com capacidade para 30 toneladas. De acordo com a direção da fábrica, são produzidas entre duas e três mil toneladas de sabão por mês.

A massa base para fazer o sabão fica pronta rapidamente. A experiência é simples: mistura-se óleo clarificado, óleo de soja virgem e solução aquosa de hidróxido de sódio (soda cáustica) até saponificar. "Junto com o sabão, ainda vem a glicerina, que é um subproduto da fabricação do sabão. E está aqui pronta a massa base do sabão para acrescentarmos o corante, a fragrância e os aditivos", pontua Gilton. Finalizada, a massa é colocada em outra máquina, que vai cortar o sabão em pequenas barras e deixá-lo pronto para ser embalado e comercializado.

best Running shoes brand | Nike Shoes