Como as abelhas se reproduzem
As abelhas, como sabemos, podem viver sozinhas ou em grupos, dependendo de sua espécie e, em geral, o seu método de reprodução é muito similar em todos os tipos de abelhas.
Em quase todas as espécies, a função específica de zangão é a de realizar o acasalamento com a fêmea, sendo que a maioria dos zangões não dispõe nem dos mesmos órgãos que as outras abelhas para produzir cera ou mesmo carregar pólen.
O nascimento dos zangões se dá 24 dias após a abelha rainha produzir o ovo e sua maturidade sexual acontece rapidamente, logo aos 12 dias de vida. Seu ciclo de vida natural gira em torno de 80 a 90 dias, e, para sua sobrevivência, os zangões dependem exclusivamente das abelhas operárias, pois são alimentados por elas.
Para que consiga atrair zangões de diferentes colméias, a rainha utiliza uma tática muito criativa. Em pleno voo, em uma grande altitude, ela libera um feromônio sexual que irá captar a atenção dos machos, e os que conseguirem segui-la estarão aptos para fecundá-la, sendo essa uma excelente seleção natural dos machos mais fortes e saudáveis.
Na maioria das vezes, uma abelha fêmea pode se acasalar com vários zangões, dessa forma ela reunirá todo o esperma de que precisará durante sua vida.
latest Running Sneakers | Nike Releases, Launch Links & Raffles