ufrpe.br FlexQuest

Acidez e Basicidade na Estética Corporal

Hoje iremos falar de algo muito importante não só para a cosmética, mas também para a saúde: a tabela de pH.

O pH da pele é constantemente desafiado por agressores externos como a poluição, as mudanças de temperatura e os produtos químicos.

O pH diz se uma solução é ácida, se é uma solução alcalina ou básica, ou se ela é uma solução neutra. Isso na estética é imprescindível. Um cosmético de qualidade tem que informar qual é o pH daquela formulação, principalmente os ácidos.

O pH ideal da pele na maior parte do rosto e corpo encontra-se entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (a da água pura) é considerado neutro. Qualquer valor abaixo é ácido e acima é alcalino, assim o pH natural da pele é ligeiramente ácido. Este pH levemente ácido é criado pelo manto ácido da pele, a parte de água do filme hidrolipídico que protege as camadas externas da pele.

O pH da pele varia de acordo com ambos os géneros e onde está situado no corpo e também oscila em diferentes fases da vida.

E compreender isso, tem uma importância muito grande nos tratamentos cosméticos, principalmente no seu atendimento em cabine. Não dá para trabalhar com ácidos sem saber o pH e a concentração deles, porque você vai atender pessoas com diferentes necessidades, com diferentes fototipos de pele.

Como é o pH da pele nas diferentes partes do corpo?

A estrutura da pele, e o seu pH, difere ligeiramente de onde se situa no nosso corpo. Enquanto a maioria da pele do rosto e do corpo tem um pH entre 4,7 e 5,75, há algumas diferenças notáveis:

Mãos – As mãos trabalham muito e estão constantemente expostas a forças externas. Como resultado, o pH da pele das mãos é stressado. O seu manto ácido protector pode enfraquer e a pele é mais susceptível a secar e a irritar.

Axilas– A pele das axilas pode ficar longos períodos sem luz ou ar, em condições que ajudam as bactérias a crescer. A pele das axilas também é frequentemente submetida a produtos químicos em alguns anti-transpirantes e/ou produtos de remoção de pêlos. Por estas razões, tem um pH mais perto de 6.5. Esta redução significativa da acidez torna-o mais susceptível a bactérias. É a desagregação desta bactéria que pode criar um odor corporal desagradável. Leia mais na transpiração.

Área genital – Assim como a pele das axilas, a pele na área genital tem um pH de 6,5. A sua reduzida acidez torna-a propensa a infecções bacterianas.

A importância do pH nos cosméticos

Sabemos que o pH da superfície cutânea é visto como um importante indicador funcional e de defesa da pele, devendo-se à produção de ácido láctico e conferindo à superfície cutânea a proteção do “manto ácido cutâneo”.

O manto hidrolipídico protetor da nossa pele é um revestimento composto de substâncias ligeiramente ácidas, de pH por volta de 5,5, destinado a manter um ambiente de defesa, visando minimizar ou conter o desenvolvimento de microorganismos nocivos.

Desta forma, a pele apresenta pH levemente ácido (4,6 – 5,8), que contribui para que ocorra proteção bactericida e fungicida em sua superfície.

Além disso, as secreções cutâneas apresentam apreciável capacidade tamponante, uma vez que o pH da pele é frequentemente alterado em consequência da utilização de produtos tópicos inadequados, expondo a pele a microrganismos diversos.

A determinação e o controle do pH cutâneo, sob o ponto de vista cosmético e/ou dermatológico, são de extrema utilidade, uma vez que o contato com substâncias agressivas, como detergentes, costuma ser frequente, ou até mesmo para evitar a utilização de produtos tópicos inadequados.

Então shampoos e cosméticos de qualidade devem ter um pH próximo ao da pele. Só quando ele quer provocar um desequilibro no pH da pele, como por exemplo, um ácido, ele vai ter um pH diferente.

Um ácido com o pH próximo da pele é um ácido pouco agressivo, muitas vezes ele será considerado um produto hidratante. Um ácido com pH mais distante do pH da pele mais agressivo ele é, ele vai fazer uma descamação maior, isso é importante para fazer um rejuvenescimento, por exemplo.

Então cuidado com um ácido com pH muito baixo para uma pele negra, fototipo 3 ou 4, porque pode causar uma hipercromia.Por que o fototipo 3 ou 4 tem mais melanócitos?

A quantidade de melanócitos é a mesma para qualquer cor de pele, mas o melanócito da pele negra é mais inteligente, ele produz mais melanina, então para manchar uma pele como essa é mais fácil do que uma pele com fototipo 1 ou 2.

Outra coisa importante que você precisa entender é a questão da concentração. Quanto mais baixo o pH mais ácido ele é, e quanto mais concentrado ele for, mais agressivo ele é também.

PH é um potencial hidrogeniônico, é uma multiplicação de 10:

PH x 10 = 10 x 10 x 10 = 1000

Então um ácido com pH de 3.5 é 1000 vezes mais ácido do que a sua pele. E se ainda estiver concentrado é extremamente agressivo.

Esta informação é importante, pois ela torna o procedimento e produto mais seguro, o que evita problemas como alergia e irritação. É a forma de manter o equilíbrio e o controle.

Empresas de cosméticos passam por processos de fiscalização que exige que tudo esteja dentro da lei. Cabe as empresas trabalharem de forma ética e rígida, para que o consumidor tenha um produto de qualidade e seguro.

link: http://adeliamendonca.com.br/blog/a-importancia-do-ph-nos-cosmeticos/ 

bridgemedia | Nike Dunk Low Disrupt Pale Ivory - Grailify