ufrpe.br FlexQuest

pH do Solo

 

O pH do solo é uma medida da acidez e alcalinidade dos solos. Os níveis de pH variam de 0 a 14, com 7 sendo neutro, abaixo de 7 ácido e acima de 7 alcalino. A faixa ideal de pH para a maioria das plantas é entre 5,5 e 7,0; entretanto, várias plantas têm se adaptado para valores de pH fora dessa faixa. Como os níveis de pH controlam vários processos químicos que acontecem no solo – especificamente, disponibilidade de nutrientes de planta – é vital manter níveis adequadas para suas plantas para atingir seu potencial de produção total.

Acidez do Solo

Um ácido é definido como uma substância que tende a liberar íons de hidrogênio (H+). Conversamente, uma base é definida como uma substância que libera íons de hidroxila (OH-). Todos os ácidos contêm íons de hidrogênio e a força do ácido depende dos graus de ionização (liberação de íons de hidrogênio) do ácido. Quanto mais íons de hidrogênio forem retidos pelo complexo de troca de um solo em relação aos íons básicos (Ca, Mg, K), maior a acidez do solo.

 O alumínio (Al) também contribui para a acidez do solo, mas por razões de simplicidade, a discussão sobre a acidez do solo vai se limitar ao H como a causa da acidez do solo.

pH de solo desejável para faixa de pH de produção de colheita ideal

A faixa de pH desejável para crescimento ideal da planta varia entre as plantações. Enquanto algumas crescem melhor na faixa 6,0 a 7,0, outras crescem bem em condições levemente ácidas. As propriedades do solo que influenciam a necessidade e resposta para cal variam por região. Um conhecimento do solo e da plantação é importante na gestão do pH do solo para melhor desempenho da plantação.

Os solos se tornam ácidos quando elementos básicos como cálcio, magnésio, sódio e potássio retidos por coloides de solo são substituídos por íons de hidrogênio. Os solos formados em condições de taxa de chuva anual alta são mais ácidos que os formados em condições mais áridas. Portanto, a maioria dos solos do sudeste dos EUA são inerentemente mais ácidos que os do meio-oeste e extremo oeste.

Os solos formados com condições de pouca chuva tendem a ser básicos com leituras de pH de solo por volta de 7,0. A cultura intensiva por vários anos com fertilizantes de hidrogênio ou esterco pode resultar na acidificação do solo. Nas regiões de plantio de trigo do Kansas e Oklahoma, por exemplo, que têm pH de solo de 5,0 e abaixo, a toxicidade do alumínio no trigo e a boa resposta ao lodo foram documentadas nos últimos anos.

Fatores que afetam a acidez do solo

Acidez do subsolo

Mesmo se as 6 polegadas superiores do solo exibirem um pH acima de 6,0, o subsolo pode ser extremamente ácido. Quando o pH do subsolo cai abaixo de 5,0, o alumínio e o manganês no solo se tornam muito mais solúveis e alguns solos podem ser tóxicos para o crescimento das plantas. O algodão e, em certo ponto, a soja, são exemplos de plantações sensíveis a níveis de alumínio altamente solúvel no subsolo e as produções das plantações podem ser reduzidas de acordo com as condições do baixo pH do subsolo. Se forem observadas áreas de plantas de crescimento atrasado em seu campo, retire uma amostra do subsolo nessas áreas. Se o pH do solo for extremamente ácido (abaixo de 5,2), a cal deve ser aplicada no início do outono e virada o mais profundamente possível.

Solo com cal vale a pena

A correção da acidez do solo pelo uso da cal é a base de um bom programa de fertilidade do solo. A cal faz mais que apenas corrigir a acidez do solo. Ela também:

Fornece nutrientes essenciais de plantas, Ca e Mg, se a cal dolomítica for utilizada

Disponibiliza outros nutrientes essenciais

Impede que elementos como Mn e Al se tornem tóxicos ao crescimento das plantas.

Materiais de cal

Materiais de cal contêm cálcio e/ou magnésio em formas que, quando dissolvidas, vão neutralizar a acidez do solo. Nem todos os materiais que contêm cálcio e magnésio têm capacidade de reduzir a acidez do solo. Por exemplo, o gesso (CaSO4) contém Ca em quantidades consideráveis, mas não reduz a acidez do solo.

Cal fluida

Um material de cal comumente chamado de cal fluida geralmente consiste de calcário moído finamente suspenso em água em uma proporção de 50 por cento de água e 50 por cento de calcário. Na maioria dos casos, os produtos de cal fluida utilizam calcário moído muito finamente – a maioria vai passar por uma peneira de 200 mesh. A cal fluida tem capacidade de alterar o pH do solo em um período de tempo relativamente curto. Esta é uma vantagem diferenciada em situações em que a aplicação de cal foi adiada para logo antes do plantio, ou em situações em que um pH de solo baixo é descoberto após uma safra ter sido plantada. Tenha em mente que, como cal fluida contém aproximadamente 50 por cento de água, isso significa que um fazendo aplicando cal fluida na taxa de 1.000 libras por acre estaria aplicando somente 500 libras de calcário.

Cal peletizada

Cal peletizada é a cal agrícola moída finamente que é peletizada com a ajuda de argila ou aglutinadores sintéticos para produzir pelets na faixa de 5 a 14 mesh. Geralmente, por volta de 70 por cento do calcário inicial, antes da peletização, passa por filtros de 100 a 200 mesh. Ele pode ser espalhado com espalhadores de fertilizantes giratórios convencionais, o que torna seu uso atrativo. Pesquisas não publicadas indicam que a cal peletizada deveria reagir com um bom índice de chuva ou irrigação na superfície do solo para dispersar os pelets antes de misturarem com o solo. Se taxas de 250 a 500 libras deste material de cal são misturadas ao solo antes do pelet se derreter, um volume limitado do solo pode ser afetado por cada pelet e o ajuste de pH desejável da camada arada pode não ser atingido.

Disponivel em :https://www.nutricaodesafras.com.br/ph-do-solo#overview

Sports brands | Mens Nike Sneakers

Video: