Organização Da Tabela Periódica
A tabela períodica é uma forma de disposição sistemática dos elementos químicos e ferramenta inseparável para o estudo e a compreensão da química. Os elementos são ordenados em função do número atômico (Z), ou seja, o número de prótons (partículas com carga positiva do núcleo dos átomos).
O número atômico caracteriza o chamado elemento químico, definido como o conjunto de átomos que tem o mesmo número de prótons. Em um átomo neutro, o número de prótos no núcleo é igual ao número de életrons (partículas de carga negativa), que se situam em torno do núcleo.
Outra característica importante dos átomos: o número de massa (A), que é a soma do número de prótons e nêutrons (partículas sem carga, também presente no núcleo). A maioria dos elementos químicos tem átomos com diferentes números de massa devido à existencia de diferentes números de nêutrons. São chamados os isótopos - por exemplo, o hidrogênio (Z=1, A=1), o deutério (Z=1, A=2) e o trítio (Z=1, A=3). Em razão disso, define-se massa atômica de um elemento químico como a média ponderada entre os números de massa de seus diversos isótopos multiplicados pelas suas abundâncias na natureza.
Vale salientar que os elétrons não entram no cálculo do número de massa, porque a sua massa é desprezível - cerca de 2 mil vezes menos que a do prónton e a do nêutron.
A tabela periódica é composta por linhas horizontais (períodos) e por colunas verticais (grupos ou famílias). Sua versão atual contém 7 períodos e inclui os últimos elemntos descobertos, os de números atômicos 113, 115, 117 e 118, confirmados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).
A tabela períodica é ideal para prever e interpretar as caractéristicas e tendências dos átomos, as quais se repetem periodícamente: perda e ganho de elétrons, tipo de ligações quimica que preferncialmente formam (iônica ou covalente) e etc.