Uns dos medicamentos mais utilizado no mundo
Ácido acetilsalicílico
Assim como os outros medicamentos com efeito analgésico, só deve ser ingerido com prescrição médica. O medicamento também tem propriedades anti-inflamatórias, por isso não deve ser associado a outro anti-inflamatório. Exemplos: Aspirina, AAS adulto e Melhoral.
Tome cuidado: a aspirina pode causar irritação no estômago, pois provoca erosão na mucosa gástrica. Pessoas com problemas estomacais, como gastrite ou úlcera, devem procurar outro analgésico. Pacientes com sintomas de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika vírus, não devem tomar o medicamento. No caso da dengue, por exemplo, a aspirina pode provocar hemorragias.
Ácido acetilsalicílico infantil
Embora em menor dose, também integra a família dos analgésicos. Deve ser usado com orientação de um pediatra, para aliviar dores de cabeça ou dores no corpo das crianças. Popularmente conhecido como um medicamento que tem o efeito de "afinar o sangue", o remédio pode ser usado por adultos para prevenir doenças circulatórias, desde que indicado por um médico. Exemplos: Aspirina infantil, AAS infantil e Melhoral infantil.
Tome cuidado: crianças só devem ser medicadas com orientação de um pediatra, pois normalmente têm dificuldades para descrever corretamente os sintomas. Adultos não devem tomar o medicamento para "afinar o sangue" sem prescrição médica.