ufrpe.br FlexQuest

O acidente de Goiânia

Foi um desastre radioativo que aconteceu em Goiânia, em 1987. Ocorreu após dois catadores de lixo entrarem em contato com uma porção de cloreto de césio, o césio-137. O componente químico ficava dentro de um aparelho de tratamento de câncer, que estava em uma clínica abandonada na capital de Goiás. Foram necessários apenas 16 dias para que o “brilho da morte”, como a substância ficou popularmente conhecida, matasse quatro pessoas e contamina- se centenas.

O acidente atingiu tantas pessoas porque aconteceu em uma zona urbana”, explica Alfredo Tranjam, presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Considerado um dos maiores desastre radiológico da história, ele é tido como uma referência mundial pela Agência Internacional de Energia Atômica quando se pensa em intervenção para futuros acidentes

A história começa em 1985, quando um instituto de tratamento de câncer desativa sua unidade de Goiânia. Quase todos os equipamentos foram levados, mas uma máquina de teleterapia (espécie de radioterapia) é deixada para trás. O aparelho usava cloreto de césio em pó como fonte de energia. 

 

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-o-acidente-com-o-ces...

Fonte extra de leitura: http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/coberturas/acidente-r...

Sports Shoes | Miesten kengät laajasta valikoimasta

Minicasos do caso: Césio - 137, Goiânia, 1987