ufrpe.br FlexQuest

O desenvolvimento

O fato de a célula tumoral levar vantagem sobre as células normais, porque se divide rapidamente é também seu ponto fraco, pois durante a divisão requisita muita energia e recursos celulares. Se conseguirmos atacá-la nesse ponto, ela não se divide e morre. Por isso, o objetivo dos pesquisadores era encontrar substâncias que obstruíssem o processo de divisão celular. Foi assim que surgiu a quimioterapia. O método era totalmente empírico. Testava-se, em laboratório, um número gigantesco de drogas e separavam-se as que tinham atividade em animais ou em culturas de células. Para ter uma ideia, em cada 150 mil drogas pesquisadas segundo essa técnica, apenas uma chega ao mercado.

O curioso é que, embora grande parte dos agentes quimioterápicos sejam derivados de produtos naturais, os defensores dos tratamentos naturais referem-se à quimioterapia como o exemplo máximo de tratamento antinatural.

O nome quimioterapia leva as pessoas a imaginarem um tratamento baseado em produtos químicos feitos por cientistas loucos em laboratório. Na verdade, quase todos os quimioterápicos são derivados da natureza. São derivados de alcaloides, de raízes, de casca de árvores, de vários tipos de fungos e de micróbios. A maior parte deles, não conseguimos obter em laboratório. Precisamos dos produtos naturais para extrair as drogas capazes de impedir a reprodução celular.

Sport media | UK Trainer News & Releases

Minicasos do caso: Gás Mostarda: Na Guerra e Na Paz